Operação de combate à exploração sexual contra crianças cumpre 6 mandados no Estado

A operação tem como objetivo apurar crimes de exploração sexual contra crianças e terá o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão, em Palmas e no interior do Estado

Policiais civis do Tocantins integram operação
Descrição: Policiais civis do Tocantins integram operação Crédito: Divulgação

A Polícia Civil do Tocantins, em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), deflagrou no início da manhã desta sexta-feira, 20, a operação integrada Luz na Infância, que tem como objetivo apurar crimes de exploração sexual contra crianças e terá o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão, em Palmas e no interior do Estado. A Operação Luz na Infância contará com a participação de mais de 60 policias civis e sete peritos criminais. A SSP informou que será concedida uma entrevista coletiva na sede do Complexo da Polícia Civil, localizado na Av. Theotônio Segurado, nesta sexta-feira, às 15hs.

 

Alguns dos alvos da operação foram identificados através de um levantamento de informações pela Senasp e a Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil - Adidância da Polícia de Imigração e Alfandega em Brasília (US Immigrationand Customs Enforcement- ICE).

 

Com base em informações e evidências coletadas em ambientes virtuais, a Polícia Civil instaurou inquéritos policiais e representou pelas buscas e apreensões, junto ao Poder Judiciário, visando apreender computadores e dispositivos eletrônicos onde estão armazenados os conteúdos de pedofilia, visando indiciar e prender os criminosos. Outros já eram investigados da Polícia Civil local.

 

As investigações que resultaram na operação Luz na Infância vêm sendo realizadas há seis meses. “Pedófilos normalmente são pessoas adultas que tem preferência sexual por crianças pré-púberes ou no início da puberdade. O complexo ambiente da internet e a ausência de fronteiras no mundo virtual são elementos que propiciam terreno fértil à atuação desses criminosos”, afirma a polícia civil.

 

A operação foi intitulada Luz na Infância por serem bárbaros e nefastos os crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes.

Comentários (0)