Organizadora do Concurso da PM diz que certame está íntegro e livre de fraude

Concurso da PM continua parado, mas organizadora garante que está íntegro e livre de fraude.

Concurso está parado, mas organizadora garante que "livre de fraude"
Descrição: Concurso está parado, mas organizadora garante que "livre de fraude" Crédito: Divulgação

A organizadora do Concurso da Polícia Militar do Tocantins - AOCP divulgou uma nota pública na última sexta-feira, 12, garantindo aos candidatos que o certame está "íntegro e livre de fraude" e completou que "isto porque a investigação da Polícia Civil do Tocantins, quanto a nossa investigação interna possibilitaram identificar os candidatos e nos permitirá eliminá-los do concurso".

 

O T1 Notícias já vem apurando desde a última semana a continuidade do concurso da PM-TO. O Ministério Público Estadual (MPE-TO), que possui quatro procedimentos investigatórios em andamento que tratam do referido certame, informou que "aguarda o encaminhamento do laudo conclusivo da perícia criminal, elaborado pela Polícia Civil, para dar andamento e tomar as providências cabíveis".

 

A própria PM-TO, procurada pelo T1, informou que "o concurso segue parado, por decisão da justiça, cabendo a esta manifestar-se sobre o impedimento, prosseguimento ou cancelamento".

 

Ainda em nota, a AOCP informa que as investigações concluíram que o "gabarito do celular apreendido não era o gabarito oficial do concurso. Das 60 questões da prova o celular apreendido só apresentava 42 questões corretas em relação a apenas 1 dos 4 tipos de cadernos de questões".

 

Esclarece que "conhecendo as respostas constantes no celular apreendido, efetuamos criteriosa análise estatística na busca por gabaritos preenchidos de forma idêntica ao do aparelho e encontramos APENAS 1. Aplicamos também o critério de erros coincidentes para buscar possíveis fraudadores, da mesma forma encontramos APENAS 1 folha de resposta com 100% de erros idênticos ao celular apreendido".

 

Em outra parte da nota a AOCP informa que "para resguardar o concurso, resolvemos estender a busca para um intervalo maior de erros coincidentes e chegamos a 5 suspeitos, que não por coincidência, fazem parte da lista de 16 candidatos identificados pela polícia e SERÃO ELIMINADOS DO CONCURSO conforme Item 8.5 do Edital".

 

Por fim, a organizadora destaca que a fiscalização da equipe da empresa, aliada ao apoio irrestrito prestado à Polícia Civil, permitiram não só apreender o aparelho celular como identificar os suspeitos, que serão devidamente eliminados do certame garantido total lisura ao processo.

 

“Esperamos que o concurso possa ser retomado, que os candidatos que realmente fizeram por merecer possam participar das demais etapas e que brevemente o Estado do Tocantins possa ter novos policiais nas ruas”.

Comentários (0)