Pacientes do Amazonas chegam a Palmas: com perigo de nova cepa grupo será isolado

Pacientes do Amazonas foram transferidos a pedido do Ministério da Saúde, e chegaram na noite deste domingo, 31. Risco de contaminação com a nova cepa do Covid-19 provocará isolamento do grupo

Aeronave da FAB deve pousar em Palmas entre 23h15 e 23h30 deste domingo, 31
Descrição: Aeronave da FAB deve pousar em Palmas entre 23h15 e 23h30 deste domingo, 31 Crédito: André Araújo/ Governo do Tocantins

Atendendo a solicitação do Ministério da Saúde (MS), o Tocantins recebeu na noite deste domingo, 31, 18 pacientes clínicos acometidos pela Covid-19, em estado leve e moderado, provenientes do Estado do Amazonas-AM. Conforme informado pela Secom ao T1 Notícias ainda na noite de domingo, "eles ficarão separados dos pacientes do Tocantins". Segundo a comunicação do governo, os protocolos de segurança são seguidos à risca e a vacina "protege os profissionais de saúde da nova cepa".

 

O tratamento que estes pacientes receberão é o mesmo que os demais, porém terão uma equipe excluisva cuidando deles, conforme informou a Secom. O perigo de que a nova cepa do Coronavírus  - que está fazendo países da Europa fecharem os vôos provenientes do Brasil - foi alertado pelo ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em entrevista à TV Cultura, repercutida pelo Estadão, há quatro dias.


De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), os pacientes foram acolhidos em leitos disponibilizados no Hospital Estadual de Combate a Covid-19 onde darão prosseguimento ao tratamento. "A SES ressalta que a chegada de novos pacientes para os leitos Covid-19, não causam prejuízo ao atendimento da população tocantinense", detacou a pasta em nota. 


Os amazonenses foram embarcados, acompanhados por uma equipe médica, em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), e pousaram no aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, em Palmas.

 

"Em um momento complicado na saúde pública do Amazonas, o Estado do Tocantins se disponibilizou a receber os pacientes. A estratégia faz parte de uma força-tarefa realizada por meio de uma cooperação interestadual, com o apoio do Ministério da Saúde e Força Aérea Brasileira (FAB)", finalizou a SES em nota.
 

Confira a nota na íntegra

 

Comunicamos que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) atendendo a solicitação do Ministério da Saúde (MS), receberá na noite deste domingo 31, 18 pacientes clínicos acometidos pela Covid-19, em estado leve e moderado, provenientes do Estado do Amazonas-AM.

Os pacientes transferidos serão acolhidos em leitos disponibilizados no Hospital Estadual de Combate a Covid-19, onde darão prosseguimento ao tratamento. A SES ressalta que a chegada de novos pacientes para os leitos covid-19, não causam prejuízo ao atendimento da população tocantinense.  

Os amazonenses serão embarcados, acompanhados por uma equipe médica, em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), e pousará no aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, em Palmas, com horário previsto entre 23h:15 e 23h:30min do dia 31/01/2021.

Em um momento complicado na saúde pública do Amazonas, o Estado do Tocantins se disponibilizou a receber os pacientes. A estratégia faz parte de uma força-tarefa realizada por meio de uma cooperação interestadual, com o apoio do Ministério da Saúde e Força Aérea Brasileira (FAB).

Palmas, 31 de janeiro de 2021
Governo do Tocantins
Secretaria de Estado da Saúde

 

Comentários (0)