Pacientes do HGP serão atendidos em mutirão de cirurgias ortopédicas em abril

A ação, denominada Projeto Suporte, acontece de 2 a 7 de abril no HGP e contará com a participação de 16 profissionais do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad

Mais de 100 pacientes estão sendo avaliados no Hospital Geral de Palmas
Descrição: Mais de 100 pacientes estão sendo avaliados no Hospital Geral de Palmas Crédito: Foto: Heitor Iglesias

Mais de 100 pacientes estão sendo avaliados no Hospital Geral de Palmas (HGP) e pelo Serviço de Regulação, com a meta de que ao menos 30 pessoas sejam operadas por meio de uma parceria firmada entre o Governo do Estado e o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into). A ação, denominada Projeto Suporte, acontece de 2 a 7 de abril no HGP e contará com a participação de 16 profissionais do Into.

 

Conforme informações da Secretaria Estadual de Saúde, serão atendidos pacientes que estão na lista de cirurgias eletivas ortopédicas do Serviço de Regulação do Estado. Eles passarão por procedimento cirúrgico de alta complexidade de quadril e joelho. “Ao todo, serão cem pacientes avaliados por especialistas do Into. Estes pacientes estão também cadastrados na lista da Central Nacional de Regulação em Alta Complexidade (Cnrac)”, explicou a diretora de Atenção Especializada da Sesau, Margareth Santos Amorin.

 

A Secretaria de Saúde, responsável pela realização dos exames complementares (laboratoriais e radiológicos) imprescindíveis à avaliação clínica do paciente, atendeu a solicitação do Into incluindo a possibilidade de realização de novos exames dentro do centro cirúrgico. “Vale lembrar que estes procedimentos serão realizados sob coordenação e pelos profissionais vindos do Instituto de Traumatologia, com suporte da equipe multiprofissional que já atua no HGP. O Into também proverá todos os implantes ortopédicos necessários à realização da ação cirúrgica”, informou a diretora Margareth.

 

Segundo o diretor geral do HGP, Daniel Hiramatsu, o mutirão vem em boa hora, tendo em vista a quantidade de pacientes que aguardam cirurgias ortopédicas. “Esta parceira vem somar ao trabalho já desenvolvido pelos nossos profissionais para diminuir a lista de espera por cirurgias ortopédicas, que são a maior demanda do HGP. Nós nos sentimos privilegiados em poder contar com este projeto tão benéfico e que ocorre em vários lugares do Brasil”, afirmou.

 

Os pacientes que já passaram pela avaliação da equipe do HGP terão exames e documentação reavaliados no dia 2 pela equipe do Into. Já entre os dias 3 e 7 serão realizados os procedimentos cirúrgicos.

 

(Com informações da Ascom/Sesau)

Comentários (0)