Pacientes do Hospital Regional de Paraíso são prejudicados por falta de médicos

Diretor de Fiscalização do CRM constatou diversos problemas ocasionados por falta de médicos. De acordo com relatos dos profissionais do HRP, exames e cirurgias estão deixando de ser feitas

Hospital de Paraíso é alvo de denúncia
Descrição: Hospital de Paraíso é alvo de denúncia Crédito: Foto: Divulgação

Pacientes estão sofrendo com a falta de médicos no Hospital Regional de Paraíso (HRP), segundo relato do diretor de Fiscalização do Conselho Regional de Medicina do Estado do Tocantins (CRM), Eduardo Braga. O hospital, que recebe pessoas de diversas cidades do entorno não está realizando exames de raio x e cirurgias estão sendo canceladas por falta de profissionais. “O problema é recursos humanos que não têm e está comprometendo a qualidade do atendimento”, afirmou Braga.

 

De acordo com o diretor do CRM, que esteve no hospital nesta segunda-feira, 25, a instituição vem recebendo diversas reclamações do corpo de médicos que atuam no HRP. “Eles ligaram para gente pedindo socorro, porque estão sobrecarregados porque não está tendo pessoal”.

 

Eduardo Braga disse ao T1 Notícias que além da falta de médicos, os pacientes também não estão conseguindo realizar exames de raio x porque a máquina está estragada. “Só tem um cirurgião que não pode realizar cirurgias porque não tem auxiliar. Está faltando pediatra e ortopedista. O hospital está praticamente inoperante por falta de médicos. Além disso, o aparelho de raio x que tem mais de 20 anos está quebrado”, relatou.

 

Médicos questionam resultados de laboratório terceirizado

Segundo Braga, o médico cardiologista do HRP está encaminhado pacientes para realizar exames em Palmas, porque o laboratório terceirizado que atua dentro do hospital não estaria realizando os exames necessários. “Os médicos fizeram queixa contra o laboratório porque os resultados estão sempre contrários às clinicas que eles têm. Em outras palavras, eles ficam sem confiar nos resultados do laboratório”.  

Sesau diz que atendimentos estão ocorrendo normalmente

Em resposta ao Portal T1 Notícias, a Secretária de Estado da Saúde (Sesau) encaminhou uma nota afirmando que “os atendimentos pediátricos no Hospital Regional de Paraíso do Tocantins estão ocorrendo normalmente e que somente crianças com quadro de saúde mais grave estão sendo encaminhados para os hospitais de referência na Capital”.

 

Ainda de acordo com a Sesau, a previsão é que o equipamento de raio X volte a funcionar nesta terça-feira, 26. “Sobre os exames de ultrassonografia, a Saúde esclarece que demandas de urgência e emergência do hospital estão sendo atendidas normalmente e que a referência para atendimento dos pedidos de ultrassom de demanda ambulatorial é encaminhada às unidades básicas de referência do município”, afirma a nota.

 

Confira abaixo a nota na íntegra:

 

Secretaria de Estado da Saúde

Nota de Esclarecimento

A Secretaria de Estado da Saúde informa que os atendimentos pediátricos no Hospital Regional de Paraíso do Tocantins estão ocorrendo normalmente e que somente crianças com quadro de saúde mais grave estão sendo encaminhados para os hospitais de referência na Capital.

A Secretaria esclarece ainda que o equipamento de radiografia está em manutenção com retorno previsto para  esta terça-feira (26/07). Sobre os exames de ultrassonografia, a Saúde esclarece que demandas de urgência e emergência do hospital estão sendo atendidas normalmente e que a referência para atendimento dos pedidos de ultrassom de demanda ambulatorial é encaminhada às unidades básicas de referência do município.

Palmas - TO, 25 de julho de 2016.

 

(Atualizada às 17h43)

 

 

 

 

Comentários (0)