Papa Francisco eleva prelazia de Cristalândia à categoria de Diocese

No mesmo ato nomeou seu primeiro bispo, Dom Wellington de Queiroz Vieira, que já estava à frente da igreja local desde 2016.

Dom Wellington é natural de Tocantinópolis.
Descrição: Dom Wellington é natural de Tocantinópolis. Crédito: Da Web

O Papa Francisco elevou a Prelazia Territorial de Cristalândia à categoria de Diocese, e no mesmo ato nomeou seu primeiro bispo, Dom Wellington de Queiroz Vieira, que já estava à frente da igreja local desde 2016. A informação foi compartilhada pela Nunciatura Apostólica no Brasil que fica em Brasília (DF) nesta quarta-feira, 10.

 

O mais novo bispo, Dom Wellington é natural do Tocantins, tendo nascido em Tocantinópolis em 11 de julho de 1968. Ele fez seus estudos de Filosofia, em Brasília, de Teologia no Rio de Janeiro (RJ) e dois mestrados em Roma: um em Filosofia, na Pontifícia Universidade Gregoriana; e outro em Direito Canônico, na Pontifícia Universidade Lateranense.

 

Na diocese de Tocantinópolis serviu como pároco em Xambioá e Araguaína, como membro do Colégio dos Consultores e do Conselho Presbiteral, além de vigário judicial e ecônomo da Diocese. Também já atuou como pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo, em Araguaína.

 

Prelazia

 

Localizada a 153 Km de Palmas, a Prelazia de Cristalândia foi criada em 26 de março de 1956 pela Bula Ne quid Filiis do papa Pio XII, sob a jurisdição de um administrador apostólico.

 

Situada na região Norte e Centro Oeste do Brasil, abrange quatro municípios no estado de Goiás, 14 municípios e alguns povoados pequenos no estado do Tocantins, e, pastoralmente, inclui a Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo. Possui uma superfície de 61.853,3 km2, e com a Ilha do Bananal, atinge quase 85.000 km2.

 

Saudação

 

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação a Dom Wellington de Queiroz.

Comentários (0)