Parceria com Fundação Lemann promoverá bons índices para Educação, afirma governador

Marcelo Miranda assinou Termo de Cooperação Técnica entre o Governo do Tocantins e a Fundação Lemann, para realização de cursos de capacitação de gestores e coordenadores pedagógicos da rede estadual

Miranda assina termo de cooperação técnica
Descrição: Miranda assina termo de cooperação técnica Crédito: Elizeu Oliveira

Em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira, 25, no Palácio Araguaia, o governador Marcelo Miranda assinou um Termo de Cooperação Técnica entre o Governo do Tocantins e a Fundação Lemann, para realização de cursos de capacitação de gestores e coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino. O evento foi realizado na manhã desta quarta-feira, 25, na sala de reuniões do Palácio Araguaia. Miranda ressaltou a importância da parceria: “Vamos perseguir bons índices educacionais não apenas para obter destaque nacional, mas principalmente para ver alunos tornarem-se cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres”.

 

O governador disse que a Educação necessita de investimentos constantes, ações com objetivos claros, e que a parceria com a Fundação Lemann constitui um passo importante para o setor, principalmente para a capacitação dos educadores. “A escola torna-se mais forte e preparada para os avanços do mundo moderno quando os seus profissionais aprimoram seus conhecimentos”, pontuou Marcelo Miranda, afirmando que os reflexos das formações estarão inseridos nas políticas educacionais adotadas pela escola, o que certamente vai refletir na satisfação dos profissionais e no rendimento dos alunos.

 

A secretária Estadual de Educação, professora Wanessa Zavarese Secchim, disse que foi um momento importante para o setor educacional do Tocantins, uma vez que o diretor e o coordenador pedagógico lideram todo o processo de aprendizagem na escola. “A Secretaria da Educação lançou a proposta pedagógica para 2017 e nós precisamos alinhar o novo currículo e todo o planejamento a uma formação que vai subsidiar e garantir que o planejamento chegue à sala de aula”, explicou.

 

O diretor-presidente da Fundação Lemann, Denis Fernando Mizne, disse que a instituição trabalha para proporcionar uma educação de excelência a todas as crianças. “Só a educação de qualidade vai garantir o sucesso em qualquer iniciativa, e é importante desenvolver um projeto dessa natureza em um Estado comprometido com o setor”, avaliou.

 

Formação

Por meio do Projeto Gestão para a Aprendizagem, da Fundação Lemann, será ofertado o curso Gestão Escolar: Desafios e Perspectivas para a Efetivação da Autonomia na Gestão Democrática da Escola. A iniciativa é uma das ações do Programa Estrada do Conhecimento (PEC), desenvolvido no Tocantins com apoio do Banco Mundial.

 

A cooperação técnica vai permitir que 458 diretores escolares, 458 coordenadores pedagógicos das escolas estaduais e 91 técnicos da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) participem do curso. Os encontros presenciais serão realizados nos polos de Araguaína, Dianópolis, Guaraí, Gurupi e Palmas.

 

Fundação Lemann

Fundada em 2002, com sede em São Paulo, a Fundação Lemann desenvolve e apoia projetos inovadores em educação, realiza pesquisas para embasar políticas no setor, oferece formação para profissionais da educação e para o aprimoramento de lideranças em diversas áreas.

 

A solenidade contou com a presença da vice-governadora Claudia Lelis; do diretor-presidente da Fundação Lemann, Denis Fernando Mizne; da deputada federal Dorinha Seabra; prefeitos; secretários de estado; e auxiliares do governo.

 

 

(Com informações da Secom Tocantins)

Comentários (0)