Parceria entre clínica e Sesau garante radioterapia para pacientes do SUS

Clínica Oncológica Irradiar de Palmas e Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins firmaram parceria que vai garantir que pacientes do SUS da Capital, façam radioterapia

Pacientes farão radioterapia em Clínica de Palmas
Descrição: Pacientes farão radioterapia em Clínica de Palmas Crédito: Divulgação

Uma parceria inédita entre Clínica Oncológica Irradiar de Palmas e Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins vai garantir, a partir do dia 5, radioterapia para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) da Capital, que agora não vão precisar mais viajar para outros estados para fazer o tratamento contra o câncer. A expectativa é atender, somente neste mês de dezembro, mais de 35 pacientes, tanto de Palmas como de outros municípios vizinhos.  

 

A novidade nesta parceria será o custeio do tratamento, feito através de compensação no pagamento de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Os atendimentos serão organizados pela Central de Regulação Estadual. “A parceria é interessante para o Governo do Estado e para a Clínica Oncológica, mas na nossa opinião, quem mais ganha é o paciente, que terá atendimento sem sair da cidade onde mora, e de perto da família”, disse o oncologista Jorge Luis Saade Cormane.

 

Antes da nova parceria os pacientes precisavam deslocar para buscar tratamento em outra região. Com o novo local, os atendimentos serão desafogados do município de Araguaína, região Norte do Estado. 

 

A novidade vem também diminuir os atendimentos do setor de radioterapia do Hospital do Câncer de Barretos, em São Paulo e do Maranhão, sendo os lugares mais próximos que até então recebem os pacientes. “Para um paciente com câncer ter que deslocar é complicado, sendo esse um momento delicado que ele precisa do apoio familiar. O novo atendimento não só contribui com o conforto do paciente e da família como também diminui os gastos para a população que necessita do serviço”, explicou o médico radioterapeuta, Ismar Rezende Junior.

 

 

Comentários (0)