Parceria entre governo e OAB prevê espaço para assistência jurídica em presídios

Propósito do Termo de Cooperação Técnica entre governo e OAB é realizar melhorias estruturais nos presídios do TO. Na CPPP, terá espaço próprio para atendimento dos advogados aos reeducandos

Reunião entre Seciju e OAB Tocantins
Descrição: Reunião entre Seciju e OAB Tocantins Crédito: Foto: Miller Freitas

Já em cumprimento ao termo, a secretaria da Cidadania e Justiça deverá providenciar nos próximos dias um espaço próprio para o atendimento jurídico dos advogados com os reeducandos da Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP), sendo que caberá à OAB-TO colocar os equipamentos necessários para realização de um trabalho mais efetivo e confiável, entre advogados e pessoas privadas de liberdade.

A cooperação técnica foi firmada em uma reunião entre a secretária da Cidadania e Justiça, Gleidy Braga, o subsecretário da pasta, Hélio Marques, o diretor do Sistema Prisional, Darlan Rodrigues, e o presidente da OAB-TO, Walter Ohofuji, juntamente com advogados da Procuradoria de Defesa das Prerrogativas e da Comissão de Segurança Pública e Sistema Penitenciário da Ordem.

 

Atendimento às solicitações da OAB

Walter Ohofuji pontuou que o Governo do Tocantins tem se engajado para responder da melhor forma possível as solicitações da OAB-TO. “O governo tem sido muito sensível, os secretários estão participando ativamente das nossas audiências públicas e respondendo positivamente às demandas. Vimos também que os agentes públicos da Seciju, bem como da Secretaria da Segurança Pública (SSP) estão fazendo o seu papel”, ressaltou. 

Para Gleidy Braga, a Seciju defende o modelo de gestão integrada e que nesse contexto a OAB-TO tem sido grande parceria, em todas as necessidades. “Não poderíamos deixar de pensar nessa estrutura adequada também para os advogados que acompanham os reeducandos, sendo esse um direito, tanto do preso que necessita de assistência jurídica, como dos advogados que precisam ter segurança e privacidade para falar com seus clientes, além da nossa parceria sempre firmada que tem contribuído muito para essas melhorias no sistema”, explicou. 

Na reunião, foi discutida também a melhoria de procedimentos e acesso dos advogados nas unidades como forma de tornar a assistência jurídica mais segura e de preservar os direitos dos reeducandos e dos advogados.

 

(Com informações da Secom Estado)

Comentários (0)