Palmas, Tocantins -

Estado


Espécies nativas do Cerrado
94 visualizações

Parque Estadual do Lajeado começa receber plantio de 30 mil mudas em parceria com ONG

O plantio deve durar até o próximo dia 20 de dezembro e o objetivo é recuperar uma área de aproximadamente 30 hectares dentro do Parque
- Atualizada em
Descrição: Plantio realizado em janeiro de 2020, antes da pandemia de Covid-19. Fernando Alves/Governo do Tocantins

O Parque Estadual do Lajeado (PEL) começa a receber nesta segunda-feira, 30, o plantio de 30 mil mudas de espécies nativas do Cerrado. A ação é fruto do acordo de cooperação técnica firmado entre o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e a Organização Não Governamental (ONG) 8 Billion Trees.

 

O plantio deve durar até o próximo dia 20 de dezembro e o objetivo é recuperar uma área de aproximadamente 30 hectares dentro do Parque. Segundo a Gerente de Biodiversidade e Áreas Protegidas da Semarh, Cristiane Peres, “essa parceria tem apresentado resultados positivos e benefícios para as áreas que recebem o plantio das mudas”. A gerente ainda ressalta que “a ação vai além de apenas plantar mudas, é também uma forma de trabalhar a educação ambiental com todos os envolvidos na execução do projeto”.

 

Essa é a segunda vez que a ONG 8 Billion Trees atua em parceria com o Governo do Tocantins recuperando áreas através do plantio de mudas. No primeiro semestre desse ano foi realizada a recuperação de 3 hectares (ha) em Taquaruçu Grande que receberam  o plantio de 10 mil mudas, sendo elas: angico, jenipapo, baru e ipês de todas espécies.

 

Dessa vez, por se tratar de uma área mais ampla, serão plantadas espécies mais diversificadas, sendo elas: ipês rosa, roxo, branco, amarelo, angico, tamburil, caju, cajuí, genipapo, inga, paineira, angico preto, angelim amargoso, pata de vaca, guavira, mirindiba, pau pombo e pitomba.

 

Para 2021, a parceria prevê a plantio de até 50 mil mudas produzidas pelo viveiro do Estado, inaugurado pelo governador Mauro Carlesse no mês passado, em Gurupi.

 

PEL

 

Criado no ano de 2001, o Parque Estadual do Lajeado foi implantado em uma área formada por três fazendas com atividades agropecuárias, onde já havia ocorrido degradação ambiental. Possui uma área de 99,31 Km ² que busca proteger a fauna, flora e os recursos naturais e garantir o aproveitamento sustentável do potencial turístico.

 

O Parque possui características importantes para a manutenção do equilíbrio ecológico e mantém uma rica fauna regional com representantes de diversos grupos de vertebrados, tais como paca, raposa, lobo guará, anta, onça, macaco prego, beija flor, seriema, serpentes e lagartos.

 

8 Billion Trees

 

A ONG 8 Billion Trees foi fundada em 10 de novembro de 2018, por Mike Powell e Jon Chambers que investiram seu próprio dinheiro para começar a transformar em realidade o sonho de plantar 8 bilhões de árvores pelo mundo. A ONG já plantou mais de 1 milhão e 200 mil árvores recuperando diversas áreas no planeta com fundos de doações em: Madagascar, Indonésia, República Democrática do Congo, Tanzânia e no Brasil.

 

A ONG também realiza a venda de artigos que são revertidos em árvores plantadas, que podem ser adquiridas diretamente na página web da instituição. A cada artigo vendido são 10 árvores plantadas.

 

O site da instituição pode ser acessada através do link https://8billiontrees.com/ .