Pastas submeterão a Carlesse mínimo a recontratar: SES diz que fará ajustes no HGP

Governo garante que HGP não será prejudicado

Recepção da Emergência do HGP nesta quarta
Descrição: Recepção da Emergência do HGP nesta quarta Crédito: Divulgação

Após a demissão de mais de 15.700 servidores contratados e comissionados no Estado, o cenário no maior hospital público estadual é preocupante. Não há pessoal suficiente para dar assistência aos pacientes por falta de médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e todas as outras classes de trabalhadores assistenciais que atuam na unidade. 

 

Segundo relatou mais de uma fonte ao Portal T1 nesta manhã de quarta-feira, 2, o hospital está ainda sem pessoal de limpeza, lavanderia e copa. "O fato se deve a exoneração em massa e isso aí está acontecendo em um hospital de grande porte, imagina os pequenos. Os Concursados estão trabalhando, mas são poucos. A maioria está de férias nessa época do ano, o hospital está vazio", relata. 

 

Ao T1, o secretário da Comunicação do Estado, João Neto, confirmou o número de exonerados, um total de 15.700. Agora, conforme esclareceu, cada secretário de pasta irá fazer um levantamento  de qual a demanda mínima de pessoal para manter os serviços básicos funcionando e devem levar ao governador Mauro Carlesse para que este avalie a contratação desse pessoal.

 

"Está a critério de cada pasta fazer essa avaliação", confirma. 

 

Há a possibilidade de retorno, mas fontes do T1 afirmam que nos bastidores o staff  do Governo fala em recontratar apenas metade do número de exonerados. 

 

Em nota, a Secretaria da Saúde afirma que está organizando as escalas dos profissionais para atender a demanda dos atendimentos, inclusive no Hospital Geral de Palmas (HGP). "A Secretaria ressalta que a saúde é um serviço essencial para a população e todos os esforços estão sendo feitos para manter os atendimentos regulares nas unidades hospitalares". 

Comentários (0)