Pediatra pioneiro no Tocantins, Hélio Hermenegildo Maué morre aos 62 anos em Brasília

O médico, que era servidor público do Estado desde 1998, morreu na segunda-feira, 4.

Crédito: Divulgação

Faleceu na última segunda-feira, 4, o médico pediatra pioneiro no Tocantins, Hélio Hermenegildo Marques Maués, aos 62 anos, em Brasília. A informação foi divulgada pelo Conselho Regional de Medicina (CRM), que não informou a causa da morte. O Conselho Federal de Medicina também lamentou a perda através de nota de pesar.

 

O médico, que chegou ao Estado em 1995, foi presidente da Sociedade Tocantinense de Pediatria, vice-presidente do Sindicato dos Médicos do Tocantins e Conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Tocantins. Ele foi servidor da Secretaria de Estado da Saúde desde maio de 1998 e atualmente estava aposentado.

 

Em nota, o CRM destacou que Hélio "contribuiu na construção do Estado, da capital e das principais estruturas hospitalares do Tocantins, tanto na assistência médica como ocupando cargos de coordenação e direção de unidades", pontuou, acrescentando que sua atuação foi "pautada pela ética e zelando sempre pela boa prática médica nos ambientes em que atuava".

 

"Foi diretamente responsável pela aprovação da Lei 1.233/2003, que institui a obrigatoriedade de presença de profissional de saúde habilitado em reanimação neonatal em salas de parto de maternidades públicas e privadas de Palmas-TO, fato que contribuiu para a redução da mortalidade de recém-nascidos na capital", destaca o Conselho.

 

Confira as notas de pesar do Conselho Regional e Federal de Medicina na íntegra:

 

Nota de Pesar: Conselho Regional de Medicina do Estado do Tocantins

 

É com profundo pesar que o CRM-TO – Conselho Regional de Medicina do Estado do Tocantins recebe a notícia do falecimento do médico e ex-conselheiro, Dr. Hélio
Hermenegildo Marques Maués (CRM-TO 0792), ocorrido nesta segunda-feira (04/10/2021), em Brasília-DF.

 

Dr. Hélio Maués foi pioneiro no Tocantins, chegando ao Estado em 1995 e contribuiu na construção do Estado, da capital e das principais estruturas hospitalares do Tocantins, tanto na assistência médica como ocupando cargos de coordenação e direção de unidades. Além disso, foi Presidente da Sociedade Tocantinense de Pediatria, Conselheiro e Vice-Presidente do CRM-TO e Vice-Presidente do Sindicato dos Médicos no Tocantins. Com atuação pautada pela ética e zelando sempre pela boa prática médica nos ambientes em que atuava, foi diretamente responsável pela aprovação da Lei 1.233/2003, que institui a obrigatoriedade de presença de profissional de saúde habilitado em reanimação neonatal em salas de parto de maternidades públicas e privadas de Palmas-TO, fato que contribuiu para a redução da mortalidade de recém-nascidos na capital.

 

A Diretoria e o Corpo de Conselheiros do CRM-TO prestam condolências aos familiares e amigos, e se solidarizam com todos neste momento de dor.

 

Corpo de Conselheiros e Diretoria do CRM-TO

 

Nota de Pesar - Estevam Rivello Alves - Conselho Federal de Medicina

 

Foi com profundo pesar, que recebi a notícia de falecimento do médico pediatra, Dr. Hélio Hermenegildo Marques Maués (CRM-TO 792), ocorrido na última segunda-feira (04/10), em Brasília-DF, em virtude de complicações de câncer no intestino. 

 

Dr. Hélio foi pioneiro no Estado, chegando ao Tocantins em 1995. Desta forma, ajudou na construção do Estado, da capital e das principais estruturas hospitalares do Tocantins, tanto na assistência médica, como em cargos de coordenação e direção. 

 

Foi Presidente da Sociedade Tocantinense de Pediatria; foi Vice-Presidente do Sindicato dos Médicos do Tocantins; foi Conselheiro, do Conselho Regional de Medicina do Tocantins;

 

Com uma atuação sempre pautada pela ética e zelando pela boa prática médica nos ambientes que atuava, foi responsável por convencer a gestora municipal, na edição da Lei 1233/2003, que institui a obrigatoriedade da presença de profissionais de saúde habilitados em reanimação neonatal, em salas de parto, de maternidades públicas e privadas de Palmas.

 

Este feito, contribuiu diretamente na redução da mortalidade de recém-nascidos na capital, melhorando assim, os indicadores de saúde de Palmas.

 

O dileto colega estará guardado em minhas memórias. Sua capacidade de transmitir conhecimento nos diversos cursos que ministrou aos colegas médicos, será lembrada. Médicos como Dr. Hélio deixam um legado aqui na terra, tendo suas contribuições, registro eterno.

 

Em nome do Conselho Federal de Medicina, externo minhas condolências a esposa, Dra. Erika Gonçalves Afonso Maués, aos dois filhos, bem como a uma enormidade de amigos que ele conquistou.

 

Descanse em paz!

 

Dr. Estevam Rivello Alves

CFM-TO

Comentários (0)