Pequenos agricultores de Miracema acusam Investco de intimidação

Agricultores denunciam que sofrem ameaças de funcionários da empresa. Eles querem a posse definitiva de 190 alqueires. Audiência está marcada para o dia 27.

Pequenos agricultores familiares ligados à Associação Raio do Sol Nascente, do Loteamento Todos os Santos, localizado à margem direita do Rio Tocantins, no município de Miracema, acusam a Investco de intimidação. A empresa é responsável pela Usina de Lajeado.

 

De acordo com o presidente da entidade, Darci Ayres Cardoso, são 158 famílias, que ocupam uma área de 190 alqueires, que estão sendo ameaçadas pela Investco. “Funcionários da empresa, sem autorização judicial, estiveram lá, destruíram nossos barracos, tomaram as cestas básicas e danificaram nossas redes de pescas”, denunciou Darcy.

 

Segundo o agricultor, as famílias não estão na área de reserva, que é de 100 metros da margem do rio. “As famílias sobrevivem da pesca e da agricultura de subsistência. Faz cinco anos que estamos na área e queremos a posse definitiva”, reivindica o presidente da Associação.

 

De acordo com Darcy, os agricultores já mantiveram audiência no Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) que prometeu fazer o cadastro das famílias. Atualmente existe um pedido de reintegração e manutenção de posse feito pela Investco contra os agricultores.  A audiência está marcada para o dia 27 de fevereiro, às 13h30, no Fórum de Miracema.

 

Investco não se manifesta

Procurada pelo Portal T1 Notícias, através da sua Assessoria de Comunicação, a Investco informou que deve se posicionar ainda hoje sobre a situação. 

Comentários (0)