Perfuratriz viabilizada por ex-ministra Kátia Abreu é repassada ao governo do Estado

A população do Estado que sofre com a seca deixou de ser atendida com pelo menos 160 poços artesianos nos últimos oito meses, prazo em que a perfuratriz ficou ociosa no pátio do Mapa em Palmas

Senadora Kátia Abreu
Descrição: Senadora Kátia Abreu Crédito: Fotos: Divulgação

A população das regiões do Estado que sofre com a seca deixou de ser atendida com pelo menos 160 poços artesianos nos últimos oito meses. A declaração é da senadora Kátia Abreu nesta segunda-feira, 27, diante da entrega da chave de uma perfuratriz e de um caminhão por parte da Superintendência Regional do Ministério da Agricultura ao governo do Estado durante lançamento da Agrotins.

 

As perfuratrizes foram destinadas ao Estado pela senadora Kátia Abreu no exercício do cargo de Ministra da Agricultura. Elas foram licitadas em 2015 e desde agosto de 2016 uma das máquinas estava parada no estacionamento da SFA.  “Cada perfuratriz é capaz de cavar aproximadamente cinco poços por semana”, informou a Senadora, ressaltando que a máquina ficou parada na SFA por 32 semanas.

 

Conforme a senadora, a falta de água é um dos principais problemas do Estado, de Norte a Sul. “É de longe a principal reclamação dos prefeitos”, disse a Senadora após percorrer a grande maioria dos municípios em 2016. “O atraso na entrega prejudicou a população daqueles municípios”.

 

Na sua gestão no MAPA, a senadora Kátia Abreu adquiriu quatro perfuratrizes para a construção de poços artesianos na região do Matopiba.  Para tanto, a Ministra alocou recursos da ordem de R$ 4 milhões e 870 mil.

 

No Tocantins, as perfuratrizes serão de fundamental importância no combate à seca que sofre todos os anos, ciclicamente, pela falta de água. Agravado pela não instalação das caixas d'água, por parte do governo do Estado, há mais de quatro anos.

 

Ainda no Ministério da Agricultura, a senadora Kátia Abreu entregou 83 tratores de pneu traçado com grade aradora e uma plantadeira nos Estados do Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia. O Tocantins foi o que recebeu mais equipamentos, com 50 tratores. O Maranhão recebeu 13, Piauí (11) e Bahia (09). Os equipamentos envolveram recursos da ordem de R$ 9 milhões e 239 mil.

Comentários (0)