Perillo busca apoio de Siqueira para projeto de manutenção de incentivos fiscais

Governador de Goiás foi recebido em reunião no Palácio Araguaia, quando solicitou apoio para proposta que mantém desoneração tributária e evitar aprovação de projetos que acabam com isenções

Siqueira Campos apoia proposta
Descrição: Siqueira Campos apoia proposta Crédito: Celso Gick

O governador de Goiás Marconi Perillo de Goiás PSDB) foi recebido pelo governador Siqueira Campos na tarde desta segunda-feira, 8, no Palácio Araguaia, para buscar apoio para suas propostas de regulação e revalidação de incentivos fiscais. Ele propõe uma união de governadores de estados “emergentes” para evitar a aprovação de projetos que buscam proibir as unidades da federação de reduzir alíquotas de tributos buscando atrair investimentos privados.

Segundo o governador Perillo, os estados reunidos terão maior força para propor e aprovar um projeto que assegure às unidades da federação o direito de alterar alíquotas, principalmente ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), de acordo com o desenvolvimento de sua economia e também validar isenções já concedidas e acabar com a exigência de unanimidade no Confaz.

“Estados como Goiás e Tocantins têm potencial forte para se desenvolver para crescer e se desenvolver, mas precisam de mecanismos para atrair indústrias por que nos estamos longe dos grandes mercados consumidores. A política fiscal adotada no Brasil de desoneração foi muito eficiente para que as indústrias viessem para nossos Estados agregar valor a nossas matérias primas e gerassem centenas de milhares de empregos”, disse.

“O que nós preocupa muito são projetos que estão sendo propostos pelos estados mais desenvolvidos que tramitam no Congresso Nacional visando alterar a possibilidade das unidades da federação de adotar a desoneração fiscal, que são fundamentais para a atração de indústrias. Nossa objetivo é buscar um equilíbrio de desenvolvimento entre os estados do país”, explicou.

O governador Siqueira Campos (PSDB) afirmou na abertura da reunião que apoia as propostas do governador Marconi Perillo e se colocou a disposição para fortalecer o encaminhamento do projeto. Conforme ele, os incentivos fiscais já possibilitaram a implantação de muitas indústrias no Estado. “Não somos contra os estados desenvolvidos, mas precisamos que os governantes tenham uma visão de país como um todo. É necessário que eles entendam que o desenvolvimento deles também precisam do nosso crescimento. Temos que progredir de uma forma equilibrada”, explicou.

Comentários (0)