PF deflagra operação que investiga corrupção de servidores do Mapa e cumpre mandados

Conforme a PF, esta fase é desdobramento da Operação Lucas que começou após denúncia de que frigoríficos e empresas de laticínios fiscalizadas teriam sido favorecidas em processos administrativos

Coletiva à imprensa é realizada em Araguaína
Descrição: Coletiva à imprensa é realizada em Araguaína Crédito: Mayara Abreu

A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje, 30, a Operação Vegas, 2ª fase da Operação Lucas, que investiga crimes de corrupção envolvendo servidores do Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento, frigoríficos e laticínios localizados nos municípios de Araguaína, Nova Olinda e Gurupi.

 

Cerca de 115 policiais federais cumprem 51 mandados judiciais, sendo 1 de prisão preventiva, 10 prisões temporárias, 12 mandados de condução coercitiva e 28 mandados de busca e apreensão nos Estados do Maranhão, Minas Gerais e nos municípios de Araguaína, Gurupi, Palmas e Paraíso do Tocantins. Conforme decisão a que o T1 Notícias teve acesso, foi decretada a prisão preventiva de Dagoberto Machado Prata e as prisões temporárias de Orliomar Martins da Cruz, Cleverson Baum,Rogerio Ilario Alves da Silva, Wagno Oliveira Silva, Fredson Ronei Candido, Priscila Sousa Silva, Naelson Georlando Santos, Marcelo Pereira da Costa, Wanderlei da Silva Araújo e Florisbel Pereira dos Santos, pelo prazo de 5 dias.

 

Uma entrevista coletiva será realizada às 10h, na Delegacia da PF em Araguaína. Conforme a PF, esta fase é desdobramento da Operação Lucas que começou após denúncia de que frigoríficos e empresas de laticínios fiscalizadas teriam sido favorecidas em processos administrativos, por meio do retardamento na tramitação e anulação de multas.

 

As pessoas investigadas, na medida de suas participações, poderão responder pelos crimes de corrupção passiva e ativa, cujas penas podem chegar a 12 anos de reclusão. O nome da operação é uma alusão a um diálogo interceptado no qual um dos investigados afirma que tudo que se passa em Vegas fica em Vegas.

 

(Com informações da Ascom/PF)

Comentários (0)