PF desarticula organização criminosa especializada em fraudes bancárias no TO e GO

O grupo criminoso atuava fraudando a emissão e pagamento de boletos, realizando fraudes bancárias pela internet e lavagem de dinheiro por meio de contas e empresas de fachada

Fraudes eram cometidas por meio da internet
Descrição: Fraudes eram cometidas por meio da internet Crédito: Imagem Ilustrativa / Divulgação

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira, 22, as Operações Spurius II e III, visando desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes bancárias pela internet nos estados do Tocantins e de Goiás.

 

Aproximadamente 40 policiais federais cumprem sete mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva, todos expedidos pela 4ª Vara Federal de Palmas. Foi determinado, ainda, o bloqueio de bens e valores dos envolvidos, pessoas físicas e jurídicas.

 

De acordo com a PF, a investigação começou após a comunicação de fraude ocorrida em Agências da Caixa Econômica Federal em Paraíso do Tocantins e Relatório de Fraudes Bancárias, fatos investigados em inquéritos policiais instaurados para apurar a ocorrência dos crimes.

 

O grupo criminoso atuava fraudando a emissão e pagamento de boletos, realizando fraudes bancárias pela internet e lavagem de dinheiro por meio de contas e empresas de fachada. Ainda segundo a PF, essas empresas eram criadas com documentação falsa para movimentar os recursos obtidos ilicitamente.

 

O montante dos prejuízos gerados pelas fraudes ainda não foi apurado e só será mensurado após a análise do material apreendido. Entre os crimes cometidos pelo grupo criminoso estão: furto qualificado; estelionato; falsificação de documento público; uso de documento falso e lavagem de dinheiro.

 

O nome da operação faz referência à palavra latina que significa o que é enganoso, perverso ou inautêntico. A PF informou que não será realizada entrevista coletiva à imprensa. 

Comentários (0)