PGE tenta derrubar na justiça decretos que promoveram militares em 2014

Por meio de duas Ações civis, a PGE pede a nulidade de decretos que permitiram a promoção de oficiais da PM e Bombeiros Militar do Tocantins no final do mandato de Sandoval Cardoso no governo

PGE entra com ações contra promoções de 2014
Descrição: PGE entra com ações contra promoções de 2014 Crédito: Foto: Divulgação

A Procuradoria Geral do Estado (PGE), apresentou à Vara das Fazendas e dos Registros Públicos, duas Ações Civis Públicas (ACPs), com pedido de liminar, com o objetivo de tornar sem efeito decretos que reduziram interstício para promoção do quadro de oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, além dos atos de nomeação que promoveram estes militares em 2014. 

 

De acordo com a PGE, o pedido principal é que a justiça declare a nulidade, desde a origem, e torne sem efeito os Decreto 5.134 e 5.165, de outubro e dezembro de 2014, respectivamente. “Estes decretos reduziram à metade o interstício para a promoção no quadro de oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins. Com base neles, foram baixados atos de promoções que beneficiaram cerca de 1,5 mil militares, entre praças e oficiais, das duas corporações”, afirma o órgão. 

 

A PGE diz que além de modificar o interstício (prazo de intervalo) para promoção dos militares, os atos adotados “também ferem outros preceitos legais. Segundo o artigo 21 da Lei Complementar 101/2000 e artigo 73, da Lei Federal n. 9504/97, é nulo ato que resulte aumento da despesa com pessoal expedido nos 180 dias anteriores ao final do mandato do titular do respectivo Poder, à época o ex-governador Sandoval Cardoso”. 

 

Os atos governamentais, segundo a PGE, ainda desconsideraram o inciso I, do § 1º do art. 169 da Constituição Federal, porque não tinham dotação orçamentária prévia. Outro pedido incluído na ACP é que a justiça declare inconstitucional a Lei 2.924/2014, que nasceu como Medida Provisória n° 37,  editada em 24 de outubro de 2014. Ambas com “o mesmo vício das leis declaradas inconstitucionais pelo Tribunal de Justiça”, diz a ação civil. Os atos posteriores, de redução de interstício e de promoção de militares foram totalmente embasados nesta lei e dela derivados.

 

(Com informações da Ascom PGE)

 

Confira a íntegra das ações: 

Comentários (0)