PM lança edital para definir instrutores que formarão Oficiais e Soldados aprovados

Os instrutores atuarão em Cursos de Formação voltados para formar um efetivo de 1040 alunos que serão aprovados no concurso público realizado pela PM no Tocantins

Edital foi lançado pela PM nesta terça, em Palmas
Descrição: Edital foi lançado pela PM nesta terça, em Palmas Crédito: Divulgação PM/TO

A Polícia Militar (PM) lançou na manhã desta terça-feira, 20, no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG), em Palmas, o edital do Processo de Habilitação de Docentes para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) e o Curso de Formação de Soldados (CFSD) voltados para formar um efetivo de 1040 alunos que serão aprovados no concurso público realizado pelo Estado.

 

Realizaram o lançamento, o comandante-geral da PM, coronel Edvan de Jesus Silva; o presidente da Comissão do Processo de Habilitação de Docentes, coronel Jaizon Veras Barbosa e o diretor da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (Deip), coronel Dosautomista Honorato de Melo. Também participaram do evento os comandantes dos Batalhões e Companhias que vão receber os alunos em suas respectivas Unidades.

 

A PM informou que optou por dividir o Curso de Formação em 25 turmas, nas 11 Unidades do Estado, localizadas em 10 cidades, além da Capital, que também vai formar os alunos do CFO. Os municípios envolvidos são: Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Guaraí, Paraíso, Araguatins, Arraias, Dianópolis, Colinas e Miracema.

 

Para formar os alunos, a Polícia Militar vai selecionar os instrutores de 31 disciplinas. Os interessados, tanto militares como civis, devem fazer a inscrição exclusivamente pelo site da PMTO. Aqueles que desejam ministrar aulas para o CFO devem ser pós-graduados e se for militar deve pertencer ao quadro de oficiais. Cada instrutor pode selecionar até três disciplinas para serem ministradas durante o curso.

 

“Apesar de o curso ser oferecido em várias Unidades do Estado, os conteúdos deverão seguir a mesma ementa, as provas serão iguais e aplicadas no mesmo dia e hora. Daí a importância do comprometimento e responsabilidade do instrutor em sala de aula”, afirmou o diretor da Deip.

 

De acordo com o coronel Edvan, a Polícia Militar está se antecipando e buscando o máximo de organização para receber os novos alunos. “Precisamos estar preparados e toda contribuição dos comandantes das Unidades que vão formar os futuros policiais será importante para a Corporação. É um trabalho realizado em equipe, a responsabilidade da formação é de todos nós”, declarou o comandante-geral.

Comentários (0)