Polícia Federal investiga desvio de recursos públicos na Prefeitura de Goiatins

A investigação começou após a deflagração da operação Bagration, em 2016. São cumpridos mandados nas cidades de Goiatins, Itacajá e Palmas

Mandados são cumpridos na prefeitura de Goiatins
Descrição: Mandados são cumpridos na prefeitura de Goiatins Crédito: Divulgação

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira, 8, a Operação Mínima Moralia, que corresponde à terceira fase da Operação Bagration, com o objetivo de apurar desvios de recursos públicos supostamente cometidos por ex-gestores da prefeitura municipal de Goiatins.

 

De acordo com a PF, mais de 30 policiais federais cumprem oito mandados de busca e apreensão, emitidos pela 1ª Vara da Justiça Federal de Araguaína, nas cidades de Goiatins, Itacajá e Palmas. Uma entrevista coletiva será realizada às 10h, na Delegacia da PF em Araguaína.

 

A investigação começou após a deflagração da operação Bagration, em 2016. Após a análise de documentos e mídias apreendidos foram constatadas diversas irregularidades relacionadas a licitações na área da educação do município de Goiatins. Dentre elas, foram constatadas a utilização de notas fiscais em duplicidade para justificar pagamentos ilícitos, preços superfaturados e contratação de empresas de fachada.

 

Conforme a PF, com o aprofundamento da investigação, a partir da análise das movimentações financeiras dos envolvidos e de Relatórios de Inteligência Financeira emitidos pelo COAF, foram descobertas diversas transferências de valores das empresas e responsáveis contratados, para ex-gestores da Prefeitura de Goiatins, o que gera fortes indícios de desvio de recursos públicos e corrupção passiva.

 

“O nome da operação significa Mínima Moral, qualidade da personalidade que deve pertencer ao domínio do espírito do Gestor Público no trato honesto e virtuoso da coisa pública”, informou a PF.

Comentários (0)