Policiais realizam Operação Pente Fino na CPP de Palmas com novos equipamentos

A Operação Pente Fino efetuou ainda ações em todos os pavilhões da Unidade de Semiliberdade Masculina (USL), onde foram encontrados cinco celulares, dez facas artesanais e drogas

Agentes recebem novos equipamentos
Descrição: Agentes recebem novos equipamentos Crédito: Foto: Miller Freitas

Nesta segunda-feira, 4, durante a Operação Pente Fino, realizada na Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP), os agentes policiais já utilizaram os novos equipamentos que foram entregues pelo Estado. Na ocasião, policiais civis, agentes penitenciários e agentes administrativos da Umanizzare executaram as revistas de celas e também fizeram a manutenção das instalações internas da unidade.

 

A Operação Pente Fino efetuou ainda ações em todos os pavilhões da Unidade de Semiliberdade Masculina (USL), onde foram encontrados cinco celulares, dez facas artesanais e drogas, como maconha e cocaína. Já na CPPP, foram encontrados cinco celulares, 240 gramas de maconha, cinco carregadores de celulares, quatro baterias de celulares, 120 armas artesanais e dois litros bebida alcoólica.

 

A Secretaria da Cidadania e Justiça informou que será instaurado um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar quem são os proprietários dos objetos ilícitos encontrados nas duas unidades e, após isso, sofrerão as penalizações correspondentes. Atualmente, a USL comporta 89 presos em regime de semiliberdade e a CPPP de Palmas outras 575 pessoas privadas de liberdade.

 

Investimentos e ações

A ação é o resultado do conjunto de investimentos que a Seciju tem adotado nos últimos meses, como o curso de aperfeiçoamento e abordagem, ministrado pelo Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote), por meio da Escola Penitenciária, que preparou as equipes para executar desde ações operacionais diárias até técnicas para lidar com as situações mais delicadas dentro das cadeias; a aquisição de equipamentos menos letais que proporcionam segurança aos agentes penitenciários e administrativos na execução das revistas e manutenção das instalações internas das unidades, além de resguardar a vida daqueles que cumprem suas penas para o retorno ao convívio social.

 

Foram disponibilizadas novas instalações para a Central de Monitoramento Eletrônico, que tem por função qualificar a entrada de presos no Sistema Penitenciário e diminuir a superlotação das unidades; além de promover o envolvimento da Inteligência Prisional nas ações táticas para assegurar o recolhimento de materiais que possam representar risco a todos os trabalhadores que desenvolvem suas atividades profissionais dentro das cadeias.

 

A Seciju adquiriu os equipamentos específicos de segurança para ambientes confinados: mais 30 espingardas calibre 12 com cabo retrátil; munições com menor potencial lesivo ou menos letais, como granadas de pimenta (OC), gás lacrimogêneo (CS), e balas de borracha (elastômero). As entregas oficiais às unidades prisionais do Estado estão previstas para este mês de julho, assim como a instalação da Central de Monitoração Eletrônica também em Araguaína, o que representa a expansão do uso das tornozeleiras eletrônicas pelo Estado, pois Gurupi e Palmas já oferecem esta política.

 

(Com informações da Ascom/Seciju)

Comentários (0)