Políticos se juntam a milhares de fiéis na Romaria do Senhor do Bonfim nesta quinta

A Romaria atrai, anualmente, milhares de peregrinos ao povoado que leva o nome do santo e fica próximo a Natividade. O evento tem duração de 11 dias, tendo começado no dia 06 e segue até sábado, 17.

Crédito: Ascom do Parlamentar

Nesta quinta-feira, 15, pela manhã, no Santuário Diocesano Senhor do Bonfim, em Natividade, foi celebrada a principal e mais esperada missa da programação da Romaria do Nosso Senhor do Bonfim. Muitos políticos das esferas municipais e estadual estiveram presentes, alguns presentes na missa e outros não, dentre eles o governador Mauro Carlesse (DEM), a própria prefeita de Natividade, Martinha Neto, o prefeito de São Félix, Marlen Ribeiro Rodrigues, o presidente da Assembleia Legislativa, Antonio Andrade (PHS), os deputados Valdemar Júnior (PDB), Cleiton Cardoso (PTC) e Ricardo Ayres (PSB), entre tantos.

 

A missa das 8 horas foi celebrada pelo arcebispo Metropolitano de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães e a de meio-dia pelo padre Deusimar. A Romaria atrai, anualmente, milhares de peregrinos ao povoado que leva o nome do santo e fica próximo a Natividade. O evento tem duração de 11 dias, tendo começado no dia 06 e segue até dia 17, sábado.

 

Mauro Carlesse participou da programação da manhã desta quinta-feira, acompanhado da primeira-dama, Fernanda Carlesse. Junto com milhares de fiéis, ele percorreu todo o Santuário, conversou com populares devotos e religiosos e, na  Igreja do Senhor do Bonfim, se recolheu para um momento de oração.

 

"É o momento que deixamos de lado todos os nossos compromissos diários para renovarmos a nossa fé em Deus, agradecer tudo que Ele proporcionou de bom em nossas vidas. Também é o momento de pedir proteção e sabedoria para superar os desafios do dia a dia e, assim, dar resposta às demandas do povo do nosso estado", ressalta o governador Mauro Carlesse.  

 

Esse é o sétimo ano consecutivo que o governador Mauro Carlesse e a primeira-dama participam da romaria do Senhor do Bonfim. Na noite desta quarta-feira,14, eles percorreram a pé o trecho de cerca de 24 km entre Natividade e o Santuário.



As romarias do Senhor do Bonfim constituem as maiores e mais importantes manifestações culturais do estado. A mais conhecida é a de Natividade, que atrai, anualmente, em agosto, milhares de fiéis do Tocantins e de outros estados. Os devotos rezam e pagam promessas por graças alcançadas e atribuídas ao Senhor do Bonfim. 

 


Programação

 


A programação, que segue até sábado, 17, com a Missa dos Romeiros, envolve missas, novena, festas, caminhada penitencial, batizados e homenagens ao Senhor do Bonfim.

 

O festejo de Natividade já é realizado há mais de dois séculos e deu origem à primeira igreja construída no povoado do Senhor do Bonfim, em 1750. De acordo com a tradição local, um vaqueiro teria encontrado uma imagem do Senhor do Bonfim em cima de um toco de árvore e, após levá-la para Natividade, a imagem voltou a aparecer inexplicavelmente em Bonfim. Daí os devotos começaram a seguir a pé até o povoado.

Comentários (0)