População de Araguaçu cobra médicos e equipamentos em Hospital de Referência

Moradores sofrem com falta de medicamentos, equipamentos hospitalares, insumos e falta de profissionais no Hospital de Referência da cidade. DPE pede que Estado solucione problemas

DPE cobra soluções em hospital de Araguaçu
Descrição: DPE cobra soluções em hospital de Araguaçu Crédito: Foto: Divulgação

A Defensoria Pública do Estado (DPE) entrou com uma Ação Civil Pública Condenatória contra o Estado cobrando medicamentos, equipamentos hospitalares, insumos e regularização de escala de profissionais, no Hospital de Referência de Araguaçu.  

 

De acordo com a DPE, o objetivo da Ação é obrigar o Estado a solucionar o caos estabelecido na unidade com uma série de demandas, como o envio de um novo desfibrilador e raio-x, a regularização da escala de plantão de médicos e a criação de espaço para a classificação de risco, dentre outros pedidos.

 

Entenda o Caso

O defensor público Arthur Luiz Pádua Marques, coordenador do Nusa, e o defensor público Dianslei Santana acompanham de perto a situação do hospital e constatam, desde o ano passado, diversos problemas na unidade, principalmente a falta de profissionais de saúde como, nutricionista, fisioterapeutas, enfermeiros e técnicos de enfermagem e psicólogos. “A escala de médicos é impossível fechar e existem profissionais que cumprem nove plantões em 15 dias seguidos”, adianta o Defensor Público, acrescentando que há relatos de que o hospital ficou sem médico responsável nos dias 4 e 5 de setembro, pois o único responsável pelo plantão adoeceu.

 

Quanto aos equipamentos hospitalares que atende as urgências, o raio-x é muito antigo e funciona com imperfeições nas imagens, o desfibrilador está quebrado e, em que pese o diretor solicitar por meio de requisições o envio de novo aparelho, a Sesau - Secretaria Estadual de Saúde ainda não forneceu o equipamento. “O aparelho é responsável por reverter um quadro de fibrilação auricular ou ventricular, ou seja, é um equipamento que pode salvar uma vida”, complementa o coordenador do Nusa.

 

UTI

Não há Unidade de Tratamento Intensivo no hospital (UTI) e a unidade mais próxima está localizada em Gurupi, a cerca de 180 km da cidade. “O que denota a urgência da tutela pretendida, já que o desfibrilador é um equipamento que pode evitar o óbito de pacientes cardíacos”, descreve Arthur Luiz Pádua Marques. Diante disso, a DPE afirma que “foram enviados diversos expedientes, ofícios e Recomendações objetivando garantir a entrega do aparelho desfibrilador, porém, a Sesau sequer informou uma data para envio do documento”.

 

O compressor para fazer inalação estraga com frequência e não atende a demanda, necessitando de dois aparelhos (atualmente existe apenas um); há somente duas ambulâncias na unidade e as mesmas não estão em pleno funcionamento, apresentando falhas mecânicas com frequência; e a unidade hospitalar não conta com classificação de risco por falta de sala apropriada, o que prejudica a realização dos tratamentos de acordo com a gravidade de cada caso em específico. “O hospital encontra-se em situação de vulnerabilidade e os pacientes, impotentes, com risco de agravamento do quadro clínico e de óbitos”, conclui o defensor.

 

A assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde informou que não foi notificada da ação.

 

(Atualizada às 20h)

 

(Com informações da Ascom DPE-TO)

Comentários (0)