Palmas, Tocantins -

Estado


Sesau realiza enquete
709 visualizações

População pode escolher nome do primeiro consórcio de saúde do Tocantins

A Sesau vai realizar uma enquete para saber da população tocantinense qual o nome do primeiro Consórcio Intermunicipal de Saúde formado no Estado do Tocantins, com sede em Paraíso.O cidadão poder escolher entre cinco nomes.
- Atualizada em

Com uma enquete no ar, a Sesau – Secretaria de Estado da Saúde quer saber da população tocantinense, qual o nome do primeiro Consórcio Intermunicipal de Saúde formado no Estado do Tocantins, com sede em Paraíso.

Na enquete disponível no site da Sesau: www.saude.to.gov.br, o cidadão poderá escolher um dos cinco nomes sugeridos: Serra do Estrondo, Ilha do Bananal, Cantão, Vale do Araguaia e Serra da Lopa, para o primeiro Consórcio Intermunicipal.

De acordo com o secretário da pasta, Luiz Fernando Freesz, os próprios membros do consórcio concordaram em incluir o cidadão na escolha do nome mais adequado para a região, dentre as sugestões apresentadas na reunião.

O primeiro Consórcio Intermunicipal de Saúde é composto por doze municípios: Abreulândia, Barrolândia, Divinópolis, Dois Irmãos, Marianópolis, Monte Santo, Nova Rosalândia, Oliveira de Fátima, Pium, Pugmil, Araguacema e Paraíso.

Histórico


A primeira reunião para a formação dos oito primeiros consórcios do Tocantins, foi realizada em 18 de julho, na cidade de Paraíso, com representantes dos doze municípios da Região de Saúde do Cantão, tendo, no dia 24, em nova reunião, sido formalizado com a assinatura dos respectivos protocolos de intenções de gestão consorciada de saúde.

Com a formação definitiva, os municípios terão vantagens, como a redução de gastos, a obtenção de mais recursos junto ao MS – Ministério da Saúde, a realização de procedimentos, tais como atendimentos ambulatoriais, tomografias, exames de raio-x, laboratoriais e outros, os quais serão realizados na própria região sem a necessidade de deslocamento para os grandes centros.(Da assessoria Sesau- Íris Silva).