Prazo para PGE se manifestar foi adiado e provas do TAF começam neste sábado

PGE só se manifestará sobre ação que pede suspensão desta segunda etapa do TAF, na segunda-feira, 26. Mas provas já começam neste sábado, 24, e se estendem ao domingo, 31...

Teste de Aptidão Física
Descrição: Teste de Aptidão Física Crédito: ATN

O prazo para que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) se manifeste a respeito da ação que pede a suspenção da segunda etapa do concurso da Polícia Militar (PM) foi estendido. Segundo informou o Ministério Público Estadual (MPE) ao T1 Notícias, a PGE tem até segunda-feira, 26, para se manifestar.

Enquanto isso, as provas do Teste de Aptidão Física (TAF) serão realizadas como previsto em edital, de sábado, 24, a domingo, 31. “Nós enviamos as informações solicitadas pela PGE, mas até agora eles não se manifestaram e as provas ocorrerão normalmente”, afirmou o presidente da comissão que organiza o concurso, Tenente Coronel Jaizon Veras.

O oficial orienta que os candidatos que irão realizar a prova do TAF estejam atentos a data e ao horário de realização das provas, que pode ser consultado no site da Consulplan. Ele também aconselha que os participantes permaneçam calmos, concentrados e com vestimentas adequadas para a realização das provas.

“Pedimos que os candidatos observem com atenção a demonstração que será feita pelo examinador da prova, para que façam corretamente, pois os maiores erros estão em não fazer o exercício da forma certa”, disse Jaizon Veras.

Foram convocados 750 candidatos, sendo 600 do sexo masculino e 150 feminino, para realizar o TAF, nesta segunda etapa. As provas serão realizadas na Escola Municipal de Tempo Integral Caroline Campelo Cruz da Silva, no Setor Santa Fé, em Palmas.

 

Ação judicial

O Ministério Público Estadual (MPE), por meio da 28ª Promotoria de Justiça de Palmas, ajuizou uma Ação Civil Pública (ACP) com pedido liminar para que a Justiça obrigasse o Estado a suspender a segunda etapa do Concurso da PM, referente ao exame de aptidão física, no último dia 06 de agosto.

O MPE recebeu denúncias de que candidatos que prestaram o concurso e ficaram para segunda chamada, foram avaliadores nessa etapa do certame. Também de que pessoas não capacitadas, ou seja, alunos de educação física estariam fazendo as avaliações que deveriam ser feitas por profissionais com habilitação plena nessa área, devidamente registrados no Conselho Regional de Educação Física (CREF).

O juiz indeferiu o pedido da Promotoria e acionou a PGE a se manifestar. O prazo, como dito, foi estendido até segunda-feira, 26.

Comentários (0)