Prédio do Incra em Palmas é ocupado por manifestantes de movimentos sociais

Os manifestantes não entregaram uma pauta de reivindicação e pelo que foi apurado, o protesto segue uma orientação nacional para ocupar o órgão, em protesto contra Michel Temer

Manifestantes ocupam prédio do Incra
Descrição: Manifestantes ocupam prédio do Incra Crédito: Foto: Divulgação

O prédio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Palmas foi ocupado por cerca de 150 integrantes de movimentos sociais ligados à área do campo, na manhã desta quinta-feira, 9, segundo informações do Sindicado dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Sintsef).  

 

Conforme a assessoria do Sintset, os manifestantes chegaram antes do horário de expediente e teriam impedido a entrada dos servidores. Com palavras de ordens do tipo "Fora Cunha" e pedindo a recriação do Ministério do Desenvolvimento Agrária (MDA), os manifestantes teriam tentado hostilizar os servidores, segundo o sindicato.

 

Ainda de acordo com a entidade, houve a tentativa de tomar a câmera fotográfica de um dos servidores que filmava a cena, que foi cercado por três membros do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), mas Polícia Militar impediu a ação.

 

O sindicato informa também que diante do clima de tensão, os servidores se reuniram em  frente ao órgão e decidiram conversar com os jornalistas que acompanhavam a movimentação,  para esclarecer a posição da categoria a favor da manutenção da vinculação do Incra à Casa Civil. “Ao longo de todos esses anos o ministério extinto MDA apenas abocanhava boa parte dos recursos da reforma agrária sem gerar resultados esperados. Na prática uma estrutura ineficaz a serviço do aparelhamento partidário da máquina pública”, afirma Flávio Mota, assessor do Sintset.

 

T1 Notícias apurou que o protesto segue uma orientação nacional para ocupar o órgão, em ato contrário à gestão do presidente interino Michel Temer e um pedido da volta do Ministério do Desenvolvimento Agrário, extinto pelo novo governo.

 

Carregando bandeiras do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Pastoral da Terra, Sindicato dos Produtores Rurais, faixas e cartazes com frases “Não ao golpe; Fora Temer”, os manifestantes não informaram até quando permanecerão no local.

 

A assessoria de comunicação do Incra enviou uma nota à imprensa onde afirma que está esperando que os movimentos apresente uma pauta e ainda que aguarda a desocupação. O Instituto esclarece que já solicitou a reintegração de posse de sua unidade e que o atendimento ao público foi suspenso por tempo indeterminado”, esclarece a nota.

 

Confira a nota na íntegra:

 

Nota à Imprensa

Sobre a ocupação da sede da Superintendência Regional do Tocantins, em Palmas, nesta quinta-feira (09), o Incra espera a apresentação de pauta pelos movimentos sociais e sindicais do campo e aguarda a desocupação do prédio público para dialogar com os representantes destes movimentos. O Instituto esclarece que já solicitou a reintegração de posse de sua unidade e que o atendimento ao público foi suspenso por tempo indeterminado.

Assessoria de Comunicação do Incra

 

(Atualizada às 15h58)

Comentários (0)