Prefeitos ficam sem acesso a recursos e CNM cobra bancos por demora em liberar senhas

Conforme a prefeitura de Tocantinópolis, há 11 dias no comando do Município, o prefeito Paulo Gomes (PSD) aguarda liberação das senhas das contas, pelos órgãos bancários correspondentes

Gestores do TO aguardam acesso a contas
Descrição: Gestores do TO aguardam acesso a contas Crédito: Foto: Dirceu Leno

Atrasos na validação de documentos dos novos gestores têm impedido os prefeitos de acessar as contas municipais em várias partes do país. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informou esta semana que recebe diariamente diversas reclamações sobre a demora na liberação de cadastros do Banco do Brasil (BB). No Tocantins, a situação é enfrentada por diversos municípios, como é o caso de Tocantinópolis, na região do Bico do Papagaio.

 

Conforme a prefeitura da cidade, há 11 dias no comando do Município, o prefeito Paulo Gomes (PSD) aguarda liberação das senhas das contas, pelos órgãos bancários correspondentes. “Estamos esperando que os bancos liberem os acessos das contas públicas, para que, assim, possamos perpetrar o pagamento dos nossos funcionários, fornecedores, bem como realizar os serviços essenciais pertencentes às áreas da saúde, educação e limpeza pública. Sem o gerenciamento das contas, o município fica inviável de fazer os pagamentos que estão pendentes, como água, luz, telefone, internet, entre outros”, frisou o prefeito.

 

A CNM ressaltou que entrou em contato com a diretoria de governo do BB para pedir esclarecimentos sobre a demora, reforçando que são mais de 4.233 Municípios que estão sob uma nova gestão.

 

“O entendimento da Confederação é que a demora na liberação prejudica o cumprimento dos deveres do gestor municipal e o bom andamento da administração municipal. Para evitar esses impedimentos, a CNM encaminhou à instituição financeira na terça-feira, 10, um ofício em que solicita celeridade na liberação desses cadastros e o acesso às contas municipais. Em contato realizado por telefone, a diretoria de governo do BB disse que a validação da documentação dos gestores é centralizada em São Paulo e que por segurança é feito de forma manual”, informou a CNM.

Comentários (0)