Presos recebem kits de estudo preparatórios para o ENEM PPL

Materiais estão sendo distribuídos nas 14 unidades prisionais que aderiram a realização do exame; provas serão aplicadas nos dias 10/12 e 11/12/2019 no período da tarde

Em parceria com a Seduc estão sendo distribuídos kits preparatórios.
Descrição: Em parceria com a Seduc estão sendo distribuídos kits preparatórios. Crédito: Cidadania e Justiça/ Governo do Tocantins 

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) está incentivando os apenados sob custódia do estado a realizarem o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL 2019). Para contribuir na preparação para a prova, a Seciju articulou parceria com a Secretaria da Educação e Juventude e Esporte (Seduc) para disponibilizar os kits preparatórios, Tô no ENEM, para os apenados que desejam realizar as provas.

 

A agente analista de execução penal e responsável técnica pela assistência educacional ao preso da Seciju, Renata Keli Marinho, explica que o preparatório para o Enem nas unidades não é obrigatório, mas existe uma mobilização entre agentes de execução penal e chefes de unidade para proporcionar a preparação educacional aos apenados. “No geral, eles recebem o kit e estudam sozinhos nas celas ou com apoio de outro preso que está na cela e contribui com o ensino. Já nas unidades que tem escolas, acontecem momentos específicos de estudo”, informa.

 

A Cadeia Pública de Miranorte recebeu os materiais e já deu início aos estudos, tanto para a preparação do Enem PPL quanto para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Encceja Nacional PPL).

 

Para o diretor da unidade, Clebenilson Pereira Salgado, incentivar os reeducandos na dedicação ao estudo é indispensável para que a ressocialização seja efetiva.  “Estou há um ano na direção da unidade e desde do início tenho incentivado e falado da importância dos estudos na vida de todo cidadão”, disse.

 

O reeducando, F. A. S. P., 57 anos, será o responsável pelou auxílio aos colegas e vai contribuir com as aulas preparatória. Ele já concluiu o ensino médio na unidade e agora se dispôs a auxiliar os colegas. “Com certeza esse projeto irá valorizar e ajudar muitas pessoas, que estão aqui encarceradas e vão ter a oportunidade de terminar seus estudos”, disse o interno parabenizando a direção da unidade pela iniciativa.

 

De acordo com Clebenilson, quatro reeducandos da unidade irão fazer o exame e dois já planejam cursar o ensino superior.  “Os apenados envolvidos estão empolgados com o material e já contam com a certeza de um melhor aproveitamento para o exame deste ano”, garante. O diretor informou que articula a ampliação de uma sala para que a partir de 2020 a unidade receba a escola prisional.

 

Adesão

Até o momento quatorze unidades prisionais aderiram a aplicação do Enem PPL que será aplicado nos dias 10 e 11 de dezembro no período vespertino nas unidades que aderiram a realização do exame. As inscrições para o exame começam no dia 23 de setembro e seguem até o dia 04 de outubro.

Comentários (0)