Previdência suspende perícia médica do INSS no interior, sobrecarregando Palmas

Por conta disso, usuários estão se deslocando de todo o Tocantins para fazer a perícia em Palmas e não há prazo para a regularização do serviço este ano. Órgão diz que prepara estudo para 2020

Crédito: Da Web

O serviço de perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não está funcionando nas 13 agências que a Previdência Social possui no interior do Tocantins e não deve voltar a funcionar este ano. Os aposentados, pensionistas e trabalhadores que precisam do serviço estão tendo que viajar até Palmas para passar pelo médico. A ausência do serviço é consequência de uma mudança na gestão da perícia médica, que deixou de ser do INSS e passou para a Secretaria de Previdência do Ministério da Economia.

 

A suspensão do serviço no interior está dificultando a vida de muita gente. É o caso de E.S.C., que não quis se identificar. Ele mora em Gurupi e nesta quinta-feira, 12, esteve em Palmas para acompanhar um tio aposentado na perícia médica. Ele disse que agência na Capital está ficando lotada, pois recebe demandas de todo o Tocantins. “É uma viagem longa, custa dinheiro e é cansativa. É um gasto que não podemos ter, além disso, a agência de Palmas está sobrecarregada, atendimento lento”, reclamou.

 

 

O Tocantins possui 13 agências da Previdência Social, sendo elas:

 

Palmas;

Araguaína;

Araguatins;

Arapoema;

Arraias;

Colinas;

Dianópolis;

Guaraí;

Gurupi;

Miracema;

Paraíso do Tocantins;

Porto Nacional;

Tocantinópolis.

 

 

Governo federal anuncia possível reestruturação na rede de atendimento, mas em 2020

 

Segundo a Secretaria de Previdência do Ministério da Economia, que agora responde pela perícia médica, a mudança é necessária para adequar a demanda e oferta dos serviços. Por isso, o governo federal editado a Portaria nº 629, de 27 de junho de 2019, (DOU nº 123, de 28 de junho de 2019, Seção 2, página 27), que instituiu Grupo de Trabalho com objetivo de definir e implantar a rede de atendimento da Perícia Médica Federal.

 

O grupo só deve concluir o trabalho no dia 31 de dezembro deste ano, para então fundamentar uma possível reestruturação na rede de atendimento dos serviços periciais, inclusive, no Tocantins.

 

 

Resultados esperados

 

Segundo a Secretaria, a restruturação da Rede de Atendimento da Perícia Médica Federal, será realizada buscando os seguintes resultados: salas de perícias médicas aptas para uso e que contenham condições mínimas de atendimento; vigilância ostensiva que garanta a segurança ao ato de atendimento pericial; estrutura de recepção e triagem de segurados; e a infraestrutura e acessibilidade adequadas.

 

 

Quem usa o serviço de perícia

O serviço de perícia médica é uma avaliação médica que verifica a saúde dos segurados no INSS (aposentados, pensionistas e trabalhadores), comprovando ou não a existência ou inexistência de incapacidade para o trabalho e/ou validação do benefício de idosos. O serviço é agendado no INSS.

Comentários (0)