Procon conscientiza comerciantes e consumidores nas praias do Tocantins

Com o intuito de conscientizar consumidores e comerciantes, Procon lança campanha "Praia consciente é mais legal", nessas férias de julho

Operação acontece nas praias, no fim de semana
Descrição: Operação acontece nas praias, no fim de semana Crédito: Divulgação Procon

Com a chegada das férias e abertura da temporada de praias no Estado, a Superintendência Estadual de Proteção aos Direitos do Consumidor iniciou na última sexta-feira, 13, a campanha "Praia consciente é mais legal", com o intuito de orientar, prevenir e educar consumidores e comerciantes.

 

As atividades tiveram início em Porto Nacional, na praia Porto Real, e durante o fim de semana os fiscais do Procon também estiveram nas praias de Araguatins, Tupiratins, Itapiratins, Pedro Afonso, Pau D’Arco, Xambioá, Formoso do Araguaia, Peixe, Aliança, Araguanã e Araguacema. Os municípios de Tocantinópolis e Dianópolis também estão na agenda para a realização das atividades.

 

Foram entregues materiais educativos abordando os direitos do consumidor e os contatos para denúncias junto ao Procon Tocantins. Na ocasião, os fiscais orientaram os barraqueiros sobre as normas dos estabelecimentos comerciais como preços dos produtos no cardápio, formas de pagamento dos estabelecimentos, assim como a conservação e validade dos alimentos vendidos, cobrança do couvert artístico e dos 10% para o garçom, este último não é uma obrigatoriedade que compete ao consumidor pagar. 

 

O superintendente do órgão, Walter Nunes Viana Júnior, ressaltou que o trabalho do órgão junto ao público nas praias é importante, porém a atuação do Procon deve e tem sido diária, uma vez que a vigilância com os direitos do consumidor deve ser contínua. "Já é tradição da população ir para as praias e nossa preocupação é também garantir que mesmo nos momentos de descanso e lazer os consumidores tocantinenses tenham seus direitos assegurados", garantiu o gestor.

Comentários (0)