Procon de Gurupi e Porto promovem ações de alerta para Black Friday nesta sexta

Após constatar preços abusivos em estabelecimentos o Procon de Gurupi faz arrastão; em Porto Procon fez panfletagem educacional

Procon fiscaliza promoções da Black Friday
Descrição: Procon fiscaliza promoções da Black Friday Crédito: Divulgação

Nesta sexta-feira, 24 o núcleo do Procon de Gurupi estará realizando um arrastão pelos estabelecimentos de diversos setores da cidade com o objetivo coibir  irregularidades nos de preços durante a Black Friday. O gerente Cleicivon de Souza Martins alertou os consumidores sobre os cuidados que precisam ter sobre a promoção desta sexta-feira.

 

Durante as atividades pontuais do órgão, a equipe de fiscalização constatou aumento de preços em 18 postos de combustível, na cidade. Os postos irregulares foram notificados para que no prazo de 30 dias apresentem documentos que justifiquem o aumento praticado.  Na operação os técnicos também constataram que quatro postos acataram as reduções anunciadas pela Petrobrás, no último dia 18, de 5,2% no preço do combustível.

 

Os supermercados também foram alvos das ações Procon. Apedido do Ministério Público Estadual (MPE), durante o mês de novembro, houve fiscalização em 18 Supermercados. Na operação foram apreendidos 1048  produtos de 12 supermercados os quais  foram autuados.

 

Segundo o gerente do Núcleo do Procon em Gurupi, Cleicivon  de Souza Martins, os produtos apreendidos se encontram fora da validade, sem informações básicas para o consumidor, como data de fabricação, preço, vencimento, entre outras irregularidades. “As mercadorias que se encontram com a validade vencida serão incinerados e nós estamos trabalhando, incansavelmente, para garantir o direito do consumidor”, declarou acrescentando que ao se aproximar as festas de fim de ano ou em quaisquer outras datas comemorativas e promocionais redobramos nossa atenção para que o consumidor não caia em armadilhas  e tenha seus direitos preservados.

 

 

Panfletagem é realizada em Porto

 

Falar de perto com os consumidores foi a forma que o núcleo do Procon de Porto Nacional encontrou para levar informações sobre a Black Friday. Nos 22 e 23 de novembro a equipe do núcleo foi as ruas onde distribuiu panfletos orientando os consumidores a ficarem atentos às promoções que são anunciadas tanto nas lojas como em  diversos sites, na internet.

 

O panfleto orienta sobre: avaliar se realmente está precisando do produto em promoção, pesquisar antes de comprar, evitar as compras por impulso, avaliar, criteriosamente, os sites se são confiáveis e outras como observar a descrição do produto, comparar marcas e se certificar de que o produto supre a necessidade. ”O fato de as compras serem efetuadas em uma liquidação não elimina os direitos do consumidor, lembrou o gerente  do núcleo de Porto Nacional, Manoel Jetúlio Quinald.

 

Comentários (0)