Procurador-Geral de Justiça José Omar será reconduzido ao cargo nesta sexta-feira

José Omar de Almeida Júnior foi confirmado para a chefia do Ministério Público no biênio 2019/2020

José Omar ficará na chefia do Ministério Público no biênio 2019/2020
Descrição: José Omar ficará na chefia do Ministério Público no biênio 2019/2020 Crédito: Divulgação/MPE

O atual Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, será reconduzido ao cargo na próxima sexta-feira, 14, às 10 horas, em sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça, na sede do Ministério Público Estadual (MPE), em Palmas. José Omar exerce a chefia do MPE desde o mês de maio deste ano, em mandato complementar decorrente da aposentadoria do ex-procurador-Geral de Justiça, Clenan Renaut de Melo Pereira.

 

De acordo com o MPE, em 29 de outubro foi realizada a eleição para a formação da lista tríplice destinada à escolha do próximo PGJ, sendo José Omar de Almeida Júnior o candidato mais votado. No dia 31 do mesmo mês, o governador Mauro Carlesse exerceu seu poder de escolha, respeitando ordem de classificação, e nomeando José Omar. Com isso, ele foi confirmado para a chefia do Ministério Público no biênio 2019/2020.

 

Na quarta-feira, 12, o Colégio de Procuradores de Justiça realizará, em sequência, duas sessões solenes de posse, a partir das 11 horas. Na ocasião, serão investidos em suas funções o novo Corregedor-Geral do MPE, procurador de Justiça Marco Antônio Alves Bezerra; e dois membros do Conselho Superior do Ministério Público, que são os procuradores de Justiça Ana Paula Reigota Catini e José Demóstenes de Abreu.

 

Perfil do PGJ

 

Natural de Ceres (GO), José Omar de Almeida Júnior iniciou sua trajetória profissional no Ministério Público do Estado de Goiás quando era ainda adolescente, em 1976. Com a criação do Tocantins, mudou-se, em 1989, para a capital provisória, Miracema, onde ingressou no quadro de servidores do Ministério Público do Estado. Logo foi aprovado no primeiro concurso para promotor de Justiça do Estado, cargo para o qual tomou posse em janeiro de 1990.

 

Em sua carreira no MPE, José Omar exerceu o cargo de Procurador-Geral de Justiça por dois mandatos consecutivos, nos biênios 1996/1998 e 1998/2000. Também foi Ouvidor, coordenador do Centro de Apoio Operacional do Consumidor, Diretor-Geral, Subprocurador-Geral de Justiça e Corregedor-Geral Substituto, entre outras funções de destaque.
 

Comentários (0)