Professores denunciam falta de merenda em escolas estaduais de Novo Acordo

De acordo com professores, a situação vem ocorrendo há pelo menos dois meses. Os alunos mais afetados são os da zona rural que deixam suas casas bem cedo e só retornam no final da tarde

Professor denuncia em vídeo falta de merenda escolar
Descrição: Professor denuncia em vídeo falta de merenda escolar Crédito: Divulgação

Preocupados com a saúde e desempenho de seus alunos, professores de escolas da rede estadual de ensino de Novo Acordo estão usando as redes sociais para expor o problema da falta de merenda escolar. Conforme os relatos dos professores ao Portal T1 Notícias, as crianças estão sem as refeições há cerca e dois meses e algumas já chegaram a passar mal.

 

A falta de alimentação para os alunos começou na Escola Estadual Pedro Macedo e, depois, também foi registrado no Colégio Estadual Dom Pedro I, como relatou Allana Guerlly Ribeira, que tem dois irmãos que estudam nas escolas afetadas.

 

O seu relato também foi compartilhado por alguns professores dessas escolas. É o caso da professora Marcilene Batista Cunha, que contou à reportagem sobre casos de crianças passando mal no Dom Pedro I por não terem se alimentado.

 

Os casos mais graves são dos alunos da zona rural, que deixam suas casas bem cedo e retornam somente no final da tarde, ficando quase o dia inteiro sem qualquer tipo de alimentação. “Eles pegam ônibus 9 ou 10 horas da manhã e ficam até o final do dia sem nenhuma refeição. É preocupante. Nós que estamos com as crianças lá, essa semana nós tivemos uma criança que passou mal. ” declarou Marcilene.

 

A professora comentou, que a falta de merenda nas escolas, começou após exigência do Ministério da Educação em cobrar das escolas um cardápio que contempla todas as questões nutricionais. Só que, de acordo com ela, o repasse as escolas não foi reajustado e não houve, também, uma contrapartida do Estado.

 

A situação que provocou uma previsão orçamentária de apenas 42 dias de merenda para 2017. O Colégio Estadual Dom Pedro I, que possui 580 alunos, conseguiu oferecer merenda até poucos dias atrás em decorrência de uma greve dos professores.

 

Vídeo no WhatsApp

 

Em vídeo que está repercutindo na rede social WhatsApp, o professor da rede estadual Afonso, percorreu 40 quilômetros da zona rural de Novo Acordo para demostrar o sofrimento dos alunos da região. “Hoje, o principal problema que aflige os alunos da rede estadual de ensino é a falta de merenda escolar”, denuncia no vídeo.

 

O professor menciona que os alunos saem de suas casas às 10h30min da manha e vão retornar para suas casas por volta das 20h sem comer. Afonso pede, ainda, que os deputados estaduais, federais e secretários se posicionem.  “A fome não combina com o processo de ensino e aprendizagem. Nossas crianças estão pagando o preço“ protesta.

 

Resposta

 

Em nota ao T1 Notícias, a Seduc disse que “todas as parcelas foram pagas para todas as escolas do Estado, inclusive para as escolas Dom Pedro I e Pedro Macedo. No dia 19 de maio foi pago, sem atraso, as parcelas para a compra da merenda. A Seduc informa que está verificando o que pode ter ocorrido com as referidas escolas, para providências”.

 

Comentários (0)