Programa de inclusão social transforma metodologia de ensino no campo

Na política de inclusão social das pessoas com deficiência, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins promoveu, no município de Palmas esta semana, uma capacitação do Programa Apoena.

Crédito: Senar TO

Na política de inclusão social das pessoas com deficiência, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (Senar/TO) promoveu, no município de Palmas esta semana, uma capacitação do Programa Apoena para colaboradores e instrutores da formação profissional rural e promoção social da instituição.

 

Concebido pela Administração Central do Senar, o Apoena, que no tupi-guarani significa “aquele que enxerga longe”, vislumbra os princípios democráticos de igualdade e de respeito à dignidade, enxergando nas pessoas com deficiência muito mais que sua limitação, mas suas potencialidades, habilidades e competências.

 

O treinamento tem carga horaria de 24 horas, e baseia-se na premissa da Acessibilidade Atitudinal, pois aborda as especificidades das deficiências física, auditiva, visual, intelectual e psicossocial, além das altas habilidades.

 

A psicóloga Renata Ramos Ribeiro Rubira, que ministrou o treinamento, explica que o foco é trabalhar com os agentes, sejam eles instrutores, mobilizadores ou supervisores. A ideia é que toda equipe técnica da instituição tenha uma mudança de comportamento, para que eles se adaptem a novas formas de ensino e identifiquem nos alunos o que os torna habilitados para o desempenho de uma profissão.

 

“O Apoena existe para que os profissionais do Senar não foquem na limitação que determinado estudante tem, e sim, nas demais potencialidades que devem ser aproveitadas. Atrelado a isso, o programa aborda os comportamentos inclusivos, terminologias da educação inclusiva, legislação e especificidades de cada deficiência”, concluiu.



Para a Supervisora do Senar, Mileny de Oliveira Simão, o Apoena é um treinamento incrível, onde aprendemos que as pessoas com deficiência necessitam de amor e de serem tratadas como pessoas, com isso percebemos o quão é importante incluirmos pessoas com deficiências em nossos eventos. “Esse treinamento me emocionou em vários momentos e me fez enxergar a vida de outra forma, sempre vendo o lado positivo das pessoas e a capacidade de cada um”, disse.

Comentários (0)