Programa vai utilizar mão de obra de reeducandos para reparos e reformas em escolas

Lançamento do programa ocorreu nesta quinta-feira, 14

governador Mauro Carlesse recebeu quadro pintado por reeducando da CPP de Palmas
Descrição: governador Mauro Carlesse recebeu quadro pintado por reeducando da CPP de Palmas Crédito: Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse lançou nesta quinta-feira, 14, o programa Reeduca Tocantins, por meio da assinatura de um Termo de Cooperação Técnica, que autoriza a utilização da mão de obra de reeducandos do sistema prisional para a realização de reparos e reformas em escolas estaduais. 

 

Reeduca Tocantins é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Cidadania e Justiça (Seciju) e a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). A partir deste programa, o Governo do Tocantins dá mais um passo importante em projetos de ressocialização, aliados às práticas de remição de pena que reduzem o tempo do cárcere por meio do trabalho. 

 

O governador Mauro Carlesse destacou que o programa é uma marca importante da Gestão Estadual na reinserção da comunidade carcerária e que garante melhorias estruturais para as escolas no Estado.

 

“O Reeduca Tocantins é um dos programas mais importantes que estamos dando início neste ano de 2021. Estamos falando de ressocialização, de remição de penas e de melhorias para nossas escolas estaduais, tudo em uma só iniciativa. Estamos dando oportunidades para pessoas que tomaram escolhas erradas no passado, mas que agora estão dispostas a colaborar com a sociedade. São atividades nobres, de reformas em unidades de ensino em que eles terão a oportunidade de participar. Agradeço a todos os servidores que se empenharam muito na construção desse projeto, vamos em frente com um Tocantins mais desenvolvido e mais seguro para todos", destacou o Governador.

 

O Termo de Cooperação Técnica foi assinado pelo secretário de Estado da Cidadania e Justiça, Heber Fidelis, e pela secretária de Estado da Educação, Adriana Aguiar. À frente do sistema prisional tocantinense e coordenador do programa, Heber Fidelis destacou a formação de parcerias para efetivação do projeto.

 

“Quando conheci o governador Carlesse, ele me pediu duas coisas: segurança e ordem no sistema prisional e que os reeducandos trabalhem, que desempenhem funções com objetivo de garantir a ressocialização. Assim estamos fazendo, a Secretaria de Educação tem a necessidade de realizar essas pequenas reformas e nós temos a mão de obra capacitada para isso, já que realizamos essa capacitação com os reeducandos de algumas unidades prisionais do Estado. Agora, a partir da entrega dos ônibus que estamos recebendo hoje, será possível transportar adequadamente esses profissionais que irão desempenhar serviços hidráulicos, elétricos, de jardinagem, pintura e outros que as escolas precisarem", destacou Heber Fidelis.

 

Para a titular da Seduc, secretária Adriana Aguiar, o Reeduca Tocantins vai ajudar as unidades de ensino na economia de recursos e na agilidade dos reparos e das reformas.

 

“É um programa de grande relevância, ao mesmo tempo em que iremos proporcionar um bom ambiente de trabalho para as escolas com economia de recursos e agilidade nas reformas, iremos também dar oportunidade de ressocialização para pessoas que certamente têm também nessas escolas seus filhos, sua família e amigos. A Educação está disposta a dar as mãos neste projeto para que as pessoas tenham novas perspectivas e que também garantam um ambiente melhor aos nossos alunos. Lembrando que tudo será feito com grande cuidado e segurança, bem como com a receptividade que eles merecem", garantiu Adriana Aguiar. 

 

Em Palmas, duas unidades educacionais serão as primeiras a serem beneficiadas com o programa, são elas o Colégio Militar - Unidade II e a Escola Estadual Vila União, na região norte da Capital. Duas empresas da Capital, a Renacor Tintas e a Tintas Kokar, também se tornaram parceiras da iniciativa e irão doar os materiais para a reforma.

 

O Governo do Tocantins reforça ainda que os trabalhos em todas as unidades de ensino serão executados em datas e horários que não sejam letivos ou que não estejam ocorrendo aulas presenciais, tais como fins de semana, feriados, férias escolares e durante a oferta de aulas não presenciais decorrentes da pandemia do novo Coronavírus.

 

Entrega do ônibus-cela vai garantir segurança para o transporte dos custodiados

 

Durante o lançamento do programa Reeduca Tocantins, o governador Mauro Carlesse também promoveu a entrega de um ônibus-cela 100% equipado para o transporte seguro de reeducandos. O veículo, proveniente de doação do Departamento Penitenciário Federal (Depen), tem capacidade para transportar até 32 pessoas e está equipado com ar-condicionado, sistema de freio, direção hidráulica, microfones e câmeras de segurança.

Comentários (0)