Proprietários são alertados sobre comunicado de venda de veículos ao Detran

Para evitar possíveis problemas, Detran orienta motoristas sobre Comunicado de Venda no ato da transferência de propriedade de veículos

Detran alerta para comunicado de venda
Descrição: Detran alerta para comunicado de venda Crédito: Felix Carneiro

O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) faz um alerta aos motoristas sobre a transferência de propriedade de veículos . O Detran orienta os proprietários de veículos sobre o Comunicado de Venda, como forma de evitar possíveis transtornos.

 

De acordo com o Detran, o processo de transferência é simples, mas ressalta que deve ser feito com muita atenção. Uma vez que o recibo de compra e venda do veículo, o CRV (Certificado de Registro de Veículo, conhecido como DUT), é devidamente preenchido e registrado em cartório, a documentação está pronta para ser levada ao Detran, onde será realizada a transferência de fato. 

 

No entanto, conforme o Detran, é comum que após o registro das assinaturas, em cartório, o vendedor pense que a transferência foi finalizada. É aí onde está o engano. O dono do veículo precisa informar o Detran sobre a venda, para, assim, se resguardar de possíveis problemas. 

 

Caso o novo proprietário não efetive a transferência do veículo, o ex-proprietário não estará isento das responsabilidades civis, penais e administrativas relacionadas ao veículo. 

 

O Comunicado de Venda funciona como uma prova de que aquele veículo já pertence à outra pessoa, livrando o vendedor de qualquer acusação referente a acidentes ou má conduta, relacionadas ao veículo em questão. Apesar disso, a cobrança de todas as taxas referentes ao veículo (licenciamento, IPVA, Seguro Obrigatório, Multas), ainda será de responsabilidade do ex-proprietário enquanto a transferência de propriedade não for concluída. 

 

Quem não realiza o Comunicado de Venda acaba correndo risco de responder por infrações que não cometeu. 

 

Como realizar a transferência de um veículo

 

O vendedor e o comprador devem preencher o CRV (Certificado de Registro de Veículos) com os dados do vendedor e do comprador, ambas as assinaturas registradas em cartório (Importante não haver nenhum tipo de rasura);

O vendedor deve fazer o Comunicado de Venda junto ao Detran, apresentando uma cópia autenticada do CRV, preenchido;

O comprador deve efetuar o pagamento dos débitos de seu veículo junto com a taxa de transferência em qualquer agência bancária;

O comprador deve encaminhar ao setor de transferências da sede do Detran, Postos de Atendimento ou Ciretrans, as cópias do RG, CPF ou CNH; comprovante de endereço recente (últimos três meses);

Fazer a vistoria do veículo;

Taxa do Comunicado de Venda: R$ 14,00.

 

Quem faz a Comunicação de Venda

 

Fica livre de pontos indevidos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH); do risco do nome ir para a dívida ativa (Secretaria da Fazenda); Medida Administrativa e suspensão ou cassação da CNH. 

 

 

(Informações da Ascom Detran)

Comentários (0)