Prorrogado prazo de apresentação de sugestões para uso dos recursos da Aldir Blanc

Nesta segunda, 10, representantes da classe artística de dança e circo entregaram sugestões de iniciativas para o setor.

Imagem ilustrativa
Descrição: Imagem ilustrativa Crédito: Reprodução

A Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) continuará recebendo sugestões para chamadas públicas com utilização dos recursos que serão disponibilizados por meio da Lei Aldir Blanc até o dia 22. A Lei prevê ajuda emergencial ao setor cultural por conta dos impactos da pandemia do coronavírus (Covid-19). Para o Tocantins, a previsão de repasse é em torno de R$ 35 milhões, dos quais 20% serão destinados a chamadas públicas de apoio a projetos culturais, prêmios e aquisições de bens e serviços.

 

Para dar sua colaboração, além de defender os interesses específicos de sua classe, as representantes de dança e circo, Meire Maria Monteiro e Raquel Galvão estiveram com a vice-presidente da Adetuc, Mounira Hawat, nesta segunda, 10. Também participaram da reunião a gerente de Fomento e Promoção da Cultura, Lívia Iwasse, e a gerente de Acervos e Patrimônio, Alline Alves Santos.

 

Segundo Meire Maria e Raquel, as sugestões foram amplamente discutidas e visam atender às necessidades de sobrevivência de grupos, companhias, associações microempresas e empreendedores individuais, sendo prêmios e edital. Com as apresentações públicas suspensas desde março, os grupos não estão conseguindo manter os custos obrigatórios legais, jurídicos e contábeis, ou mesmo a subsistência básica. Também foi proposta bolsa de pesquisa voltada aos pesquisadores das artes cênicas.

 

Meire Maria ressaltou que o intuito do documento é colaborar com as ações da Adetuc para a melhor distribuição dos recursos da Lei Aldir Blanc. Já Mounira Howat enfatizou que todo o trabalho será feito de forma conjunta. “Nossa equipe técnica está pronta para executar os recursos, assim que a lei for regulamentada e os recursos disponibilizados”, disse, ressaltando a importância de manter diálogo com a classe, que é desejo do presidente da Adetuc e secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Tom Lyra, e do governador Mauro Carlesse.

 

Formulário

 

As categorias e artistas individuais que desejam contribuir com sugestões para aplicação dos recursos podem procurar a Adetuc ou preencher o formulário disponibilizado no link https://cutt.ly/bdMLTuh, também acessível via banner postado na página da Agência.

 

Comentários (0)