Protocolo de Compromisso para implantar base militar da Força Área no TO é assinado

O Comando da Aeronáutica deverá se instalar numa área na região metropolitana de Palmas, no município de Porto Nacional, margeando o Lago da Usina Hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães

Solenidade de assinatura foi realizada no Palácio Araguaia
Descrição: Solenidade de assinatura foi realizada no Palácio Araguaia Crédito: Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins

Na manhã desta sexta-feira, 14, o governador Mauro Carlesse assinou um Protocolo de Compromisso, em que o Governo do Estado assume o interesse em doar uma área para a implantação de uma base militar da Força Área no Tocantins. Também assinaram o Protocolo, o tenente brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, que representa o Comando da Aeronáutica e Lúcio Alfenas, superintendente da Secretaria do Patrimônio da União (SPU).

 

“Isso muda o olhar para o Tocantins porque estaremos representando o Brasil ao estarmos protegendo a segurança aérea do País. E é o que queremos. Um Estado novo, crescendo com tecnologia e segurança. Fico muito feliz de estar dando início a uma nova era. O que depender de nós, o Estado fará sua parte”, destacou Carlesse durante a solenidade de assinatura do documento no Palácio Araguaia.

 

O gestor citou outros benefícios que a instalação da base pode propiciar. “Uma base militar traz não só interesse em muitos investimentos, já que tem um custo alto para se montar, mas também abre uma grande oportunidade dos nossos jovens ingressarem na força aérea. Ou seja, desenvolvimento para o Tocantins”, destacou.

 

Luiz Rossato reforçou a importância da visita ao Tocantins. “O fato de estar no centro geodésico do País automaticamente torna o Tocantins um ponto importante. É ideal porque faz desdobramentos para qualquer região do Brasil. É uma localização muito boa”, pontuou o tenente brigadeiro do Ar. Segundo Rossato, hoje é o início de um projeto a longo prazo, já que a instalação da base requer tempo. “Começa a elaboração de um projeto, depois tem a pista, pátios, hangares, residências, hospital, etc. É um projeto longo”, reforçou.

 

Para Lúcio Alfenas, que representa a Instituição responsável por intermediar e oficializar a doação da área, é inegável a relevância da parceria. “É um ganho para o Estado. Demonstra o interesse do Governo em ajudar no desenvolvimento do Estado ao trazer a Força Aérea Brasileira efetivamente para o Tocantins”, afirmou.

 

Ainda sem base no Tocantins, o Comando da Aeronáutica deverá se instalar numa área na região metropolitana de Palmas, no município de Porto Nacional, margeando o Lago da Usina Hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães. O protocolo de compromisso terá a vigência de dois anos a partir de sua assinatura, podendo ser prorrogado por meio de um Termo Aditivo, desde que haja concordância das partes.

Comentários (0)