Protocolo de intenção, intercâmbio científico e tecnológico é assinado pela UFT

A assinatura aconteceu no espaço de eventos da sede da FIETO, em Palmas. O termo prevê a concepção e desenvolvimento conjunto de planos, diagnósticos, programação de projetos e atividades que envolvam os segmentos de ensino, pesquisa e extensão.

O trabalho da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins – FIETO no incentivo à inovação, ciência e tecnologia ganhou uma importante parceira, a Universidade Federal do Tocantins – UFT, por meio da assinatura do Protocolo de Intenção Intercâmbio Científico e Tecnológico entre as duas instituições realizada na manhã desta terça, 2 de outubro. 

 

O documento foi assinado pelo vice-presidente da FIETO, Sérgio Tavares, o qual representou o presidente da Federação, Roberto Pires, e pelo reitor da Universidade Federal do Tocantins, Márcio Silveira.

 

O termo prevê a concepção e desenvolvimento conjunto de planos, diagnósticos, programação de projetos e atividades que envolvam os segmentos de ensino, pesquisa e extensão nas diversas áreas do conhecimento humano em que atuam as instituições. As atividades serão desenvolvidas por meio de termos aditivos ao Protocolo.

 

Ao apresentar os objetivos da parceria, o chefe de gabinete da presidência do Sistema FIETO, José Roberto Fernandes, explicou que já existem trabalhos desenvolvidos de forma conjunta entre as instituições que agora puderam ser formalizados ampliados.  Como exemplo, citou a demanda apresentada pelo Sindicato das Cerâmicas à FIETO, segmento que tem como gargalo a escassez de combustível (lenha) em seu processo produtivo. Alternativas como a queima de casca de arroz já foram apresentadas, no entanto, estão sendo pesquisadas, e serão apresentadas, pela Universidade formas mais viáveis de solucionar este problema.

 

“Nós achamos absolutamente indispensável esse aporte de conhecimento, que normalmente é produzido na Universidade, e a sua introdução no meio produtivo que é onde ele pode ser utilizado para gerar riqueza para o estado e cidadania”, enfatizou Fernandes.

 

O reitor da Universidade Federal do Tocantins, Márcio Silveira, classificou o investimento em inovação, ciência e tecnologia como primordial ao desenvolvimento, citando o exemplo de grandes centros como São Paulo, estado responsável por 70 % da produção brasileira de ciência e os Estados Unidos, país que investe 3,5 % do seu Produto Interno Bruto neste ramo, segundo Silveira.

 

“A universidade não tem muros, a universidade está aberta e ela gosta muito de se aproximar do setor empresarial e dos atores que são responsáveis pelo desenvolvimento do Estado”, completou o reitor.

 

A necessidade de inovação nos processos produtivos e importância das parcerias para o alcance deste objetivo foram destacadas também pelo vice-presidente, Sérgio Tavares. “É preciso ampliar, significativamente, a estrutura de apoio às empresas que querem inovar, por meio de parceiros públicos e privados capazes de prestar serviços, ofertar consultoria, melhorar a gestão da inovação das empresas, assessorar na definição de estratégias e planos de inovação, implantar e medir seus resultados”,observou.

 

O secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Luiz Carlos Borges da Silveira, participou do evento que contou ainda com as presenças de representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins - FAPT, Secretaria de Planejamento do Estado do Tocantins, Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins - FAPTO, Secretaria Estadual da Fazenda e Secretaria Estadual de Indústria e Comércio. Os conselheiros da FIETO, José Febrônio, Paulo Tavares, a diretora regional do SENAI Tocantins, Raimunda Tavares, superintendente do IEL Tocantins, Roseli Sarmento e o diretor corporativo Aurivan de Castro também participaram do evento.

 

(Assessoria)

 

Comentários (0)