Rede estadual inicia ao ano letivo e faz live para acolhimento da comunidade escolar

Início do ano letivo é marcado por live de Acolhimento, que contou com mais de 17 mil visualizações em tempo real

Imagem ilustrativa
Descrição: Imagem ilustrativa Crédito: Márcio Vieira/Governo do Tocantins

Nesta segunda-feira, 03, a rede estadual de ensino deu início ao ano letivo de 2021pelo sistema remoto. A realização da live ‘Acolhimento: Volta às aulas 2021’, pela primeira vez em formato online, marcou o início das atividades do calendário letivo e contou com a participação dos estudantes das Diretorias Regionais de Educação, Juventude e Esportes (DREs). 

 

A titular da Seduc, Adriana Aguiar, apontou que o acolhimento dos alunos é uma prática na abertura de todos os anos letivos e que este ano precisou ser ressignificado. “É muito lindo ver como todos estão envolvidos, os servidores, os estudantes - que são a razão de tudo o que realizamos, e os pais, que têm sido grandes parceiros da Educação neste período em que as atividades estão sendo realizadas de forma não presencial”. 

 

Adriana Aguiar destacou que o retorno das aulas no formato não presencial visa garantir a segurança dos profissionais da Educação e dos estudantes. “Nós estamos acompanhando os indicadores da saúde e, assim que os dados científicos nos derem segurança, o retorno das aulas presenciais acontecerá. Neste momento ainda não temos essa segurança, mas de todo o modo estamos aqui com a certeza de que teremos um ano incrível”.

 

O ‘Acolhimento: Volta às aulas 2021’ reuniu alunos das 13 Diretorias Regionais de Educação, Juventude e Esportes, em apresentações musicais, poesias, dança e momentos de interação, em que os participantes destacaram a palavra que melhor descrevia o momento que estavam vivenciando. Durante a live, essas expressões foram apresentadas em um gráfico em formato de nuvem, em que apareceram com maior evidência as seguintes palavras ou expressões: esperança, dias melhores, paz e amor. 

 

Em uma verdadeira representação do protagonismo dos alunos, para além das apresentações culturais, os estudantes Roni Júnior Borges, da DRE de Miracema; Suzana Gomes, da DRE de Tocantinópolis; e Tiffanny Araújo, da DRE de Gurupi; participaram da condução da live de acolhimento. “É uma grande honra participar de um momento como esse, de matar a saúde dos nossos Jovens Protagonistas, professores, diretores, coordenadores, da tia do lanche, da limpeza, de toda a equipe escolar”, destacou Suzana Gomes. 

 

O acolhimento dos estudantes seguirá ao longo da semana com a execução das atividades previstas no ‘Portfólio do Estudante’, documento elaborado pela Seduc, que visa trabalhar as habilidades socioemocionais e o autoconhecimento dos alunos, buscando a sustentação para os quatro pilares da educação: aprender a ser, conviver, conhecer e fazer. Dentre as atividades previstas está a elaboração de uma carta para o ‘eu’ do futuro, que será depositada em uma cápsula do tempo, na unidade de ensino.  

 

Os estudantes também foram acolhidos com um vídeo de boas-vindas, elaborado com a participação de servidores de várias áreas de atuação dentro das unidades de ensino. Mãe de um aluno da rede estadual de ensino, Regina Fernandes destacou a importância da corresponsabilidade dos pais. "As ações da Seduc foram realmente positivas, com toda a equipe escolar preocupada com o desenvolvimento dos alunos e eu estou muito confiante no ano de 2021”, pontuou.

Comentários (0)