Palmas, Tocantins -

Estado


Setor Novo Planalto
453 visualizações

Reforma da Unidade de Saúde deve ser entregue em setembro

Daqui 45 dias o setor Vila Operária terá sua Unidade Básica de Saúde.
- Atualizada em
Descrição: Unidade deve ser entregue em setembro Elisvalter Andrade

Pintura, troca do telhado, aumento do muro, colocação de portões e construção de calçada. São estes os ajustes que estão sendo feitos na Unidade Básica de Saúde (UBS) Eudóxia de Oliveira Negre, no setor Novo Planalto. A previsão de entrega é para meados do mês de setembro, conforme informações da construtora responsável. Atualmente a UBS do Planalto atende os setores Jardim Planalto, Palestina, Vila Operária, Greenville, Fama, Vila Liberdade e São Francisco. A obra, que já está com 80% de execução irá desafogar os atendimentos na UBS do Novo Planalto. Outras 12 Unidades Básicas de Saúde estão sendo reformadas e ampliadas.

 

A Unidade em reforma conta com a seguinte estrutura física: três banheiros, sendo dois dentro dos consultórios e um, para atender à população; cinco consultórios, sendo dois para atendimentos dos médicos Clínicos Gerais, dois para as equipes de enfermagem, e um para atendimento de odontologia; recepção para cerca de 50 pessoas; lavanderia; almoxarifado; farmácia; sala de vacinas; sala de acolhimento (triagem); sala de procedimentos; cozinha e área de serviço.

 

Segundo uma das coordenadoras da Unidade, Rosângela Lima Pereira Rebelo, a UBS receberá mobiliário novo, como mesas, cadeiras, arquivos e armários. Rosângela lembrou que a UBS conta com seis ares-condicionados; não há falta de medicamentos para atender à população, além de ser bem zelada.

 

Dois médicos atendem na UBS, sendo um, de segunda a quinta-feira e o outro, de terça a sexta-feira, mais duas equipes de enfermagem, que revezam os horários de atendimentos. Tudo para que a comunidade esteja bem assistida.

 

A gestora destacou também que recebe o apoio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Este oferece o médico Pediatra, duas vezes ao mês; Psicólogo, Nutricionista, Fisioterapeuta e Assistente Social, uma vez por semana e ainda, Fonoaudiólogo, uma vez ao mês. Para atendimento com estes profissionais, os pacientes devem agendar a consulta junto às equipes que atendem na Unidade.

 

Além desses atendimentos o Posto presta os serviços de aferição de pressão arterial; medição de temperatura e corpóreas (Antropometria); curativo; aplicação de medicações; inalação; aplicação de vacinas; teste de glicemia; lavagem de ouvido; e troca de pontos e de sondas.

 

A Unidade ainda presta atendimento aos programas do SUS como visita domiciliar a pacientes impossibilitados de irem ao Posto; acompanhamento de gestantes com o pré-natal; acompanhamento de pacientes hipertensos, diabéticos, com hanseníase e com tuberculose, e acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de crianças. (Umbelina Costa)