Rios Palmeiras de Caiapó recebem Plataforma de Coleta de Dados para monitoramento

Ao todo, o Tocantins conta com 45 PCDs espalhadas pelas principais bacias hidrográficas do Estado; cada unidade custa R$ 88 mil

Só neste ano foram instaladas quatro PCDs em todo o Estado
Descrição: Só neste ano foram instaladas quatro PCDs em todo o Estado Crédito: Divulgação

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) anunciou na manhã desta terça-feira, 16, a instalação de mais duas Plataformas de Coleta de Dados (PCDs) em dois rios na bacia hidrográfica do Tocantins: Rio Palmeiras e Rio Caiapó. Agora o Estado conta com 45 PCDs espalhadas pelas principais bacias, com custo estimado em R$ 88 mil cada. O Rio Palmeiras fica localizado no município de Taipas e o Rio Caiapó na cidade de Caseara.

 

Com os novos equipamentos, a equipe de hidrometeorologia da Semarh pode analisar as alterações no volume de água do rio com os dados formatados em tempo real, que são enviados à Sala de Situação na Secretaria e à Agência Nacional das Águas (ANA).

 

Neste ano, a Semarh já instalou o total de quatro PCDs, sendo as outras duas, uma no Rio Urubu e outra no Rio Corda.

 

As plataformas funcionam com energia solar e transmitem os dados instantaneamente por telemetria, via satélite, para a ANA, todas essas informações coletadas estão disponíveis nos Boletins de Hidrometeorologia, gerados diariamente pela Semarh e podem ser acessadas no site www.semarh.to.gov.br.

Comentários (0)