Romaria do Bonfim, no Sudeste do TO, reúne milhares de fieis até esta sexta-feira

A Romaria do Senhor do Bonfim no Tocantins acontece por toda essa semana, até sexta-feira, 17, quando a celebração será finalizada com a missa dos romeiros

Romaria termina com a missa dos romeiros nesta sexta-feira
Descrição: Romaria termina com a missa dos romeiros nesta sexta-feira Crédito: Governo do Tocantins

A tradição Romaria do Senhor Bonfim de Natividade, na região Sudeste do Tocantins, que reúne todos os anos milhares de fiéis no sacrifício de percorrer vários quilômetros a pé para pagar promessas e agradecer às bênçãos recebidas durante o ano, teve início na última segunda-feira, 6, e terminará dia 17, com a missa dos romeiros. Entre as autoridades presentes no evento, o governador Mauro Carlesse confirmou participação nesta quarta-feira, 15, nas missas em homenagem ao Senhor do Bonfim.

 

O festejo já é realizado há mais de dois séculos e deu origem à primeira igreja construída no povoado do Senhor do Bonfim, em 1750. De acordo com a história contada pelos devotos, um vaqueiro teria encontrado uma imagem do Senhor do Bonfim em cima de um toco de árvore e, após levá-la para Natividade, a imagem voltou a aparecer inexplicavelmente em Bonfim. Desde então, os devotos começaram a seguir a pé até o povoado.

 

A programação deste ano, que segue até sexta-feira, envolve missas, novena, festas, caminhada penitencial, batizados e homenagens ao Senhor do Bonfim. Durante os 24 quilômetros entre o povoado do Senhor do Bonfim e Natividade, os fiéis seguem cantando e rezando, parando pelo caminho para participar de novenas e missas em alguns pontos da viagem.

 

O festejo de Natividade costuma atrair milhares de romeiros e por isso é considerado o maior do Estado. Além das manifestações de religiosidade, a festa também é uma oportunidade para comerciantes que oferecem serviços de alimentação e vendem artesanatos no local.

Comentários (0)