Saúde alerta sobre vacinas contra sarampo; Campanha Nacional começa dia 6 de agosto

Durante a campanha os postos da rede pública de Palmas oferecerão as doses gratuitamente para crianças a partir de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias; adultos e adolescentes também devem se vacinar

 A campanha contra o sarampo e poliomielite,será de 6 a 31 de agosto no país
Descrição: A campanha contra o sarampo e poliomielite,será de 6 a 31 de agosto no país Crédito: Divulgação Secom

Próximo à campanha nacional contra o sarampo e poliomielite, que acontece de 6 a 31 de agosto em todo o país, a Secretaria de Saúde de Palmas recomenda que os moradores da Capital que ainda não se vacinaram que atualizem sua carteira de vacinação para prevenir a doença. A orientação serve para crianças, adolescentes e adultos, evitando a circulação do vírus no país.

 

Durante a campanha, os postos de vacinação da rede pública de Palmas oferecerão as doses gratuitamente para crianças a partir de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias. O objetivo é captar crianças ainda não vacinadas ou que não obtiveram resposta imunológica satisfatória à vacinação, minimizando o risco de adoecimento dessas crianças e, consequentemente, reduzindo ou eliminando os bolsões de não vacinados. O ‘Dia D’ de vacinação será realizado em 18 de agosto.

 

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível, extremamente contagiosa. A transmissão ocorre diretamente, de pessoa à pessoa, geralmente por tosse, espirro, fala ou respiração, por isso, a facilidade de contágio da doença. Os sintomas iniciais apresentados são: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal e mal estar intenso.

 

Na rotina de vacinação, as doses contra o sarampo estão disponíveis para pessoas na faixa etária entre 1 até 49 anos. Sendo que pessoas até 29 anos devem ter registro de duas doses de vacina com componente sarampo, caxumba e rubéola. Já as pessoas de 30 a 49 anos devem ter registro de uma dose de vacina com componente sarampo e rubéola (Dupla viral ou Tríplice Viral).

 

Crianças

 

A primeira dose da vacina tríplice viral deve ser administrada aos 12 meses de idade. Aos 15 meses, uma dose da vacina tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), que corresponde à segunda dose da vacina tríplice e uma dose da varicela.

 

Atraso em adultos

 

Reforçando que a partir de 5 até os 29 anos de idade, todos devem ter registro de duas doses de vacina com componente sarampo, caxumba e rubéola (Tríplice viral ou Tetraviral).  Pessoas de 30 a 49 anos de idade devem ter registro de uma dose de vacina com componente sarampo e rubéola (dupla viral ou tríplice viral). “Sempre será avaliado o histórico vacinal do indivíduo”, pondera Juliana Araújo.

 

Não podem receber a vacina

 

Casos suspeitos de sarampo, gestantes, crianças menores de 6 meses de idade e imunocomprometidos não devem receber a vacina. A gestante deve esperar para ser vacinada após o parto. Quem está planejando engravidar deve, primeiramente, colocar a vacinação em dia e aguardar pelo menos um mês após a última dose.

 

Comentários (0)