Saúde confirma primeiro caso de coronavírus em Araguaína; Estado atinge 9 confirmados

A paciente tem 26 anos, esteve no litoral e em aeroportos de grande fluxo (São Paulo e Brasília), segue em isolamento domiciliar, tendo apresentado sintomas leves.

Crédito: Divulgação/Prefeitura de Araguaína

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou nesta sexta-feira, 27, que uma nova confirmação para Covid-19 foi detectada nos exames realizados hoje pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen).

 

A paciente que entra para a relação de casos confirmados, reside em Araguaína, se tornando o primeiro caso confirmado na cidade. Com 26 anos, esteve no litoral e em aeroportos de grande fluxo (São Paulo e Brasília) e segue em isolamento domiciliar, tendo apresentado sintomas leves.

 

Agora, o Tocantins atinge 9 casos confirmados, sendo 8 deles em Palmas e um em Araguaína. Três pacientes estão hospitalizados na rede privada e os demais estão em isolamento domiciliar, seguindo orientações do Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

A paciente que teve a primeira confirmação oficial no Tocantins se recuperou dos sintomas da síndrome gripal e está fora da janela de contágio. Todos os casos são monitorados pelas equipes de Vigilância em Saúde municipais.

 

Esclarecimento

 

A SES salienta, mais uma vez, que a rede pública está preparada para a condução de pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19, sendo o Hospital Geral de Palmas (HGP) o hospital de referência pelo Ministério da Saúde para atendimento de casos que apresentem sintomas moderados a graves.

 

A partir de hoje, todos os tocantinenses podem acessar os dados em tempo real da plataforma criada especificamente para acompanhamento dos casos da doença que se tornou pandêmica. O site de acesso à plataforma é o http://coronavirus.to.gov.br/. 

 

Boletim Epidemiológico 

 

Os dados atualizados do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19) revelaram mais um caso de coronavírus em Palmas, nesta quinta-feira, 26.  É importante enfatizar que, devido a uma falha ocorrida no sistema REDCap do Ministério da Saúde, algumas notificações não foram incluídas nos casos investigados na soma de hoje. São 75 casos descartados na Capital e, até esta quinta-feira, 25, eram 39 casos investigados em Palmas.

 

A publicação do Boletim é feita diariamente para que a população tenha acesso às últimas informações sobre o monitoramento dos casos e se mantenha informada a respeito das medidas de enfrentamento que estão sendo adotadas no Município.

Comentários (0)