Saúde solicita exames para investigar suspeita de H1N1 em dois pacientes do HGP

Segundo a SES, nos dois casos foram solicitados exames para investigação da presença do vírus H1N1 e os resultados ficam prontos em até cinco dias

HGP estaria tratando pacientes com suspeita de H1N1
Descrição: HGP estaria tratando pacientes com suspeita de H1N1 Crédito: Washington Luiz

Os casos de dois pacientes que estão internados no Hospital Geral de Palmas (HGP) estão sendo investigados por suspeita de H1N1, entre outras doenças. Em nota enviada ao T1 Notícias na manhã desta terça-feira, 17, a Secretaria de Estado da Saúde informou que nenhum caso foi confirmado e apenas estes dois estão em investigação, sendo um deles de uma paciente de 18 anos, que está internada na UTI Adulto do HGP, após apresentar sintomas de pneumonia grave quando estava internada no Hospital e Maternidade Dona Regina.

 

Segundo a SES, nos dois casos foram solicitados exames para investigação da presença do vírus H1N1 e os resultados ficam prontos em até cinco dias. A secretaria ainda esclareceu que “neste ano, até a semana epidemiológica 16, foram notificados 26 casos de SRAG e somente um positivo para Influenza B”.  A SES destacou ainda que a melhor forma de prevenir a doença é por meio da vacinação disponíveis em todas as salas de vacinação do Estado.

 

Casos no Tocantins

 

Conforme a Secretaria Estadual de Saúde, no Tocantins os últimos casos confirmados da doença ocorreram nos anos de 2016, sendo quatro casos - 3 H1N1 e 1 Influenza B - e em 2017, que foram 31 casos, sendo 23 H3N2 e 8 de Influenza B. Ainda de acordo com a Saúde, neste ano, até o momento, foram notificados 13 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), porém todos negativos para Influenza.

 

Vacinação

 

A Secretaria de Vigilância de Saúde (SVS) alterou o período da realização da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe H1N1), que agora terá início no próximo dia 23, e irá até 1º de junho, sendo dia 12 de maio o dia “D”, data de mobilização nacional. Devem se vacinar nos postos de saúde dos município todas as pessoas com 60 anos de idade ou mais, profissionais de saúde, mulheres que tiveram filhos a menos de 45 dias, crianças de 6 meses a 4 anos de idade, pessoas com doenças crônicas e indígenas.

 

Comentários (0)