Sebrae capacita empresários do estado para atrair Fundos de Investimento

Representantes de Fundos de Investimento de todo o país estão em Palmas com o objetivo de capacitar os empresários tocantinenses para atrair novos investimentos.

Crédito: Da Web

Promovido pelo Sebrae Tocantins por meio do Projeto Capital Empreendedor, o Workshop de Preparação de Empreendedores: Aprenda e se Conecte a Fundos de Investimento conta com a presença de importantes investidores anjos do mercado nacional, representantes de empresas de Fundos de Investimentos e empreendedores que já receberam o aporte de investidores anjo. O evento reúne 22 empresários de startups do estado com o objetivo de alavancar o crescimento no mercado estadual e nacional por meio de investimentos. O Tocantins é um dos oito estados selecionados para realizar o Capital Empreendedor.

 

Esses profissionais apresentaram critérios de como o empresário poderá receber aportes de fundos de participação para promover o crescimento de seu negócio. Os participantes receberam orientações sobre os temas relativos à capital de risco, compartilhando cases de empresas investidas e escritórios jurídicos especializados.

 

Para o investidor anjo, Benício Filho, participar de capacitações como essa é uma das formas de orientar empreendedores a entenderem o universo de cada investimento. “Preparar-se para pedir investimento faz muita diferença e isso passa pelo entendimento do que os investidores buscam. Os melhores empreendedores são capazes de pensar seu negócio a partir de vários pontos de vista. Esses empresários entendem o que os clientes precisam, como os seus colaboradores querem se relacionar com a startups e também são capazes de pensar como um investidor e, essa, é uma das chaves para buscar investimento anjo”, ressaltou.

 

Francisco Ramos, analista técnico do Sebrae, destacou a importância da preparação dos empresários em processos que envolvem o investimento de risco e os critérios de decisão dos investidores. “Com essa capacitação, o Sebrae busca oferecer orientações sobre o ambiente do capital de risco, compartilhados por investidores e escritórios jurídicos especializados, além de conhecer casos de empresas investidas” explicou.

 

Para a diretora-técnica do Sebrae, Eliana Castro este tipo de evento é fundamental, pois aproxima as propostas dos investidores aos projetos, identificando aquelas que mais agregam valor ao negócio e melhor se adaptam ao momento da empresa. “O Sebrae como um agente de fomento entende que hoje mais do que nunca é preciso ter conhecimento para aproveitar este tipo de oportunidade”, reforça.

 

Durante o workshop, os empresários foram avaliados pela especialista em neurociência do comportamento humano, Chris Jacob. Foram observadas atitudes ligadas ao sucesso desses profissionais e consequentemente das empresas.

 

Ao final do evento serão selecionadas dez empresas que receberão a mentoria do Sebrae em aspectos comportamentais e negociais. As três melhores empresas avaliadas nesta etapa serão premiadas com a participação num encontro nacional de negócios e poderão receber o aporte de investidores em um encontro que será realizado no mês de outubro em São Paulo.

 

 

 

Comentários (0)