Secretaria da Saúde confirma mais um caso de coronavírus em Araguaína

O Tocantins já contabiliza 12 casos confirmados de Covid-19, sendo nove deles em Palmas e três em Araguaína. A SES aguarda detalhes da notificação do caso pelo município.

Araguaína contabiliza 3 casos confirmados.
Descrição: Araguaína contabiliza 3 casos confirmados. Crédito: Reprodução

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que nesta terça-feira, 31, foi confirmado mais um caso positivo em Araguaína, totalizando três casos na cidade. A Secretaria Municipal de Saúde de Araguaína (Semus) comunicou no início da noite, ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde Estadual (Cievs) a confirmação de mais um caso positivo na cidade, por meio do teste rápido. 

 

Esse foi o primeiro detectado com uso dos testes rápidos comprados pela Prefeitura. A paciente tem 50 anos e apresentou os primeiros sintomas há 10 dias, entre eles febre, tosse seca e coriza. Ela contou que ficou em isolamento domiciliar e teve contato com familiares durante esse período.


 
Ainda de acordo com a paciente, o esposo e o filho são caminhoneiros e estão em viagem. No momento, eles não apresentam qualquer sintoma da doença. Ela permanecerá em isolamento domiciliar sem a presença dos familiares, os quais todos farão o teste nesta quarta-feira, 1º.


 
A Secretaria Municipal de Saúde de Araguaína, por meio da Vigilância em Saúde, informou que até esta terça-feira foram 190 casos notificados como suspeitos para covid-19, desses 88 foram descartados, 3 positivos e 99 suspeitos seguem em investigação.

 


Desta forma, o Tocantins já contabiliza 12 casos confirmados de Covid-19, sendo nove deles em Palmas e três em Araguaína. A SES aguarda detalhes da notificação do caso pelo município.

 


Todos os testes realizados no Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen), nesta terça-feira,  31, foram negativos para a doença causada pelo novo coronavírus (Covid-19). 

 


O Lacen recebe amostras diariamente para testagem de casos suspeitos, para exames via biologia molecular, ou seja, que identificam a presença do gene do vírus (SARS-CoV-2) na amostra, seguindo a técnica de Reação da Cadeia da Polimerase em tempo real (PCR-RT) com o máximo critério de segurança e precisão, estando dentro dos prazos previstos pelo Ministério da Saúde para liberação dos resultados, após o recebimento das amostras.

 

Boletim Epidemiológico de Palmas

 

Pelo terceiro dia consecutivo, Palmas registra o mesmo número de diagnósticos positivos para o coronavírus (Covid-19). A Capital manteve nove casos confirmados, descartou 117 e notificou 523 pessoas com síndromes gripais nesta terça-feira, 31. É importante lembrar que desde o dia 23 de março, os casos com sintomas de gripe passaram a constar na ficha de notificação municipal como casos suspeitos de coronavírus (Covid-19), conforme orientação do Ministério da Saúde.

 

Os dados são do Boletim Epidemiológico, publicado diariamente pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19). O documento também traz as principais medidas de prevenção e enfrentamento ao novo Coronavírus na Capital.    

 

De acordo com o COE, dos nove casos confirmados em Palmas, duas pessoas encontram-se internadas, uma em estado de saúde grave e a outra estável, segundo as informações do último boletim médico divulgado. As outras seis  pessoas apresentam sintomas mais leves e se recuperam em isolamento domiciliar e uma já se curou da doença

 

Boletim de Gurupi 

 

O Comitê Gestor de prevenção e combate ao coronavírus em Gurupi informou nesta terça-feira, 31,  que a cidade continua sem nenhum caso confirmado de COVID-19. Já são 8 casos descartados da doença. Foram coletadas amostras de mais duas pessoas com síndrome gripal, sendo dois homens, um de 28 e outro de 32 anos. Portanto, são 10 casos monitorados no município aguardando os resultados dos exames realizados pelo Laboratório Central do Estado – LACEN.

Comentários (0)