Secretário da SSP garante que meta é reduzir em 6% índice de violência em 2020

A informação foi repassada durante coletiva de imprensa, que apresentou o Balanço da Estatísticas Criminais de 2019, em comparação com os dados de 2018.

Coletiva Balanço das Forças de Segurança
Descrição: Coletiva Balanço das Forças de Segurança Crédito: Dennis Tavares

A meta da Secretaria de Segurança Pública (SSP) para este ano é reduzir os índices de criminalidade em 6%, um conjunto de medidas de segurança que envolve as polícias militar e civil e o corpo de bombeiros. A novidade foi anunciada nesta terça–feira, 28, pelo titular da pasta, Cristiano Sampaio, durante coletiva com a imprensa, no auditório do órgão, para falar sobre o Balanço da Estatísticas Criminais de 2019, em comparação com os dados de 2018. Participaram da coletiva, além do secretário, o Comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jaizon Veras Barbosa; a delegada da Polícia Civil, Raimunda Bezerra Sousa; e o comandante do Comandante-geral do  Corpo de Bombeiros, coronel Reginaldo da Silva.

 

O Sistema Integrado de Metas da SSP, de acordo com Sampaio, vai se tornar um programa, cujo esboço está praticamente pronto e será anunciado pelo Governo do Estado em breve. “A meta é a redução mínima de crimes contra o patrimônio e contra a vida. A gente espera que os resultados sejam ainda melhores, mas a gente tem que ser cauteloso, porque o histórico dos últimos anos tem sido de crescimento da violência”, disse o secretário.

 

Ele disse que, dentro do plano de metas, o sistema integrados de segurança vai conseguir virar a curva e manter a estabilização dos índices de violência e criminalidade. “Nos próximos anos a gente vai ter um Tocantins com níveis de segurança aceitável pelos órgãos internacionais e nacionais”, assegurou.

 

Sampaio disse ainda que, quanto mais se trabalha em conjunto e com estatísticas, mais se consegue detectar os problemas e as suas causas. “Com o diagnóstico, a gente vem com as forças de segurança (PM, PC e Bombeiros), cada uma na sua atribuição, para fortalecer o combate à criminalidade; temos a PM fazendo o trabalho preventivo; a polícia civil fazendo um trabalho muito forte na parte das investigações”, observou o secretário.

 

Balanço e estatísticas

 

Pelo balanço apresentado, comparando os índices de 2018 com 2019, houve queda no número de homicídios no Tocantins. Segundo os dados, os homicídios registrados em 2018 foram 368, enquanto em 2019, o total desse tipo de crime foi de 335 (redução de 9,0%); latrocínio e lesão corporal seguido de morte tiveram um leve aumento. 

 

Em 2018 foram registrados seis feminicídios e em 2019, cinco. Os casos de crimes violentos letais intencionais (CVLIs) , Nos casos caracterizados de feminicídio, homicídio, latrocínio e lesão corporal seguido de morte foram registrados 397 ocorrências, em 2018; no ano passado, 367 (redução de 7,6%).

 

O balanço registrou também que houve aumento em casos de crimes de estupros - em 2018, 160 e no ano passado, 163. De acordo com os dados fornecidos, os crimes de furto  aumentam e os de roubo diminuíram entre 2018 e 2019.

 

Comentários (0)