Seduc diz que comemoração valoriza família e quem cuida das crianças

De acordo com a Seduc, o momento festivo foi instituído com a intenção de inserir toda a família dos alunos nas atividades desenvolvidas para o Dia das Mães.

Crédito: Da web

A Secretaria de Educação do Tocantins (Seduc),  se manifestou, por meio nota, após polêmica envolvendo uma circular emitida pela Secretaria que institui nas escolas estaduais o “Dia de Quem Cuida de Mim”.

 

O momento previsto para acontecer em três datas diferentes durante o ano letivo, teve como primeira data sugerida o próximo sábado, 11, momento em que tradicionalmente se comemora o Dia das Mães.

 

De acordo com a Seduc, o momento festivo foi instituído com a intenção de inserir toda a família dos alunos nas atividades desenvolvidas para o Dia das Mães. Desta forma, as crianças cujas mães não sejam presentes, por qualquer motivo que seja, poderão inserir nas celebrações da data as pessoas que lhes dão carinho, proteção e cuidado todos os dias (pai, avó, avô, tio, tia, etc.).

 

A nota reforça ainda que, o “Dia de Quem Cuida de Mim”, não foi imposto a nenhuma unidade de ensino e que cada escola possui autonomia para definir a melhor forma de celebrar e comemorar o Dia das Mães com as tradicionais homenagens.  

 

Confira a nota na íntegra:

 

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) informa que instituiu no calendário escolar o Dia da Família na Escola, em três momentos específicos do ano letivo, visando oportunizar a integração escola-comunidade como estratégia de reforço à melhoria da aprendizagem.

 

Entre as ações sugeridas para o primeiro momento, em maio, estão:

 

  • A participação das famílias nas ações da unidade escolar, a interação entre famílias e escola no processo ensino-aprendizagem, trabalho integrado entre famílias e escola para o alcance de objetivos e metas de aprendizagem;
  • Estudo do Estatuto da Associação de Apoio à Escola, sobretudo quanto às atribuições dos membros que compõem a estrutura básica (Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho Escolar e Comunitário);
  • Estudo da Lei n° 3.449, de 11 de abril de 2019, que visa promover a reflexão nas escolas e implementar medidas de segurança, de proteção e prevenção da violência e de atos de constrangimento a educadores;
  • Momento cultural (mostra de arte, mostra de cinema, teatro e outros);
  • Apresentação dos resultados bimestrais;
  • Integração de Projetos Educacionais em comemoração ao "Dia de quem cuida de mim", alusivo ao 2° Domingo de Maio.
  •  

 

Dentro deste contexto, o “Dia de quem cuida de mim”, foi pensado como forma de inserir toda a família dos alunos nas atividades desenvolvidas para o Dia das Mães, celebrado no segundo domingo de maio a cada ano. Desta forma, crianças cujas mães não estejam presentes, por qualquer motivo que seja, poderão inserir nas celebrações da data as pessoas que lhes dão carinho, proteção e cuidado todos os dias (pai, avó, avô, tio, tia, etc.).

 

A Seduc reforça que a ação não foi imposta a nenhuma unidade de ensino e que cada escola possui autonomia para definir a melhor forma de celebrar/comemorar o Dia das Mães com as tradicionais homenagens.

Comentários (0)